Eclipse e Java (era: Re: [GUFSC] Kdevelop versus anjuta)

Emerson Ribeiro de Mello emerson em das.ufsc.br
Quarta Maio 7 23:34:29 GMT+3 2003

Olah,

Se eu nao me engano...essa discussao começou pq alguém estava procurando
uma AID (ou IDE se preferir) para C/C++, correto ?

Lá pelas tantas alguém falou que com o Eclipse + plugins era possível
desenvolver em C/C++....

Sim, é possível, porém não seria a melhor alternativa......até mesmo com o
Netbeans (outra AID Java www.netbeans.org) é possível desenvolver em
C/C++....mas, não diria que é a melhor escolha.

Um conselho (isso eh chato..conselho :p), se queres desenvolver em C/C++
procure uma AID especifica pra isto, como no caso o Anjuta ou o Kdevelop,
agora se queres uma AID para desenvolver em Java, daí sim utilize o
Eclipse ou o Netbeans (eu gosto deste :p).

O Netbeans está sob a Sun Public Licence
(http://www.netbeans.org/about/legal/spl.html). Trata-se de uma AID bem
completa capaz de trabalhar com CVS, criar Forms de maneira amigavel, ANT,
XML, JSP (tem um servidor http TOMCAT interno), RMI, JNDI, CORBA, entre
outras....Além do que existe diversas aplicacoes de TERCEIROS que podem
ser acopladas nele, tornando-o ainda mais poderoso.

Po, mas com tudo isso o bixo deve ser uma carroça, né ? Sim, ele é, mas
vc pode escolher quais modulos instalar, deixando ele mais "leve". Outro
fato da lentidao é por ter sido desenvolvido em Java. até que tenhamos
alguma revolucao nas JVMs, qualquer aplicativod desenvolvido em Java
demorara mais para carregar se comparado com um aplicativo compilado em
C/C++.

Vamos para o principal ponto deste email :). Nao gostei nem um pouco sobre
o comentario: "Baixa portabilidade (é programado em Java)".

Rapaz, se o pessoal da SUN ler isto ae vao ter um treco do coracao...faz
isso nao....O grande lance do Java é esse. Vc compila um .java, gera um
.class e poderá rodar em qualquer S.O. e qq hardware que possua uma
maquina virtual Java, sem que haja a necessidade de enviar ou .java ou
mesmo de ter que compilar este .java para cada arquitetura e S.O..

Concordo sim que um programa em C/C++ pode ser compilado em uma grande
gama de arquiteturas e S.O, porém o binário gerado pela compilacao só
poderá ser utilizado na arquitetura e SO onde o mesmo foi criado.

Comentando essa frase:

> Cite-me em que arquiteturas de hardware e sistemas operacionais você
> pode rodar eclipse. Depois veja onde você pode rodar um programa em
> C/C++ como o Anjuta. Viu a diferença?

Bao, nunca mexi com o Anjuta mas fui lá no site deles pra ver se poderia
rodar esta AID em qualquer SO ou hardware. No FAQ deles me deparei com a
seguinte questao:

Q: Is here/will there ever be Anjuta for Windows ?

A: No, unless GNOME itself is ported to Windows first. Anjuta depends a
lot on features provided by GNOME and UNIX

Acho que isso está dizendo que o Anjuta não funciona no Windows, correto ?

Acho que vc fez esta confusao de portabilidade de aplicativos
desenvolvidos em Java devido ao Eclipse, pois existe versoes para
Windows e Linux...correto ? Isso ocorre devido o LookAndFeel (desculpe o
termo em ingles) adotado pelo Eclipse para cada SO....mas se vc pegar o
Netbeans, por exemplo, que soh usa o LookAndFeel padrao do JVM (q por
sinal eh bem feio :p), vc verá que ele executa em qq SO que tenha uma boa
JVM ( o kaffe nao vale :p)

Mas o JDK1.4.2 que está vindo pretende resolver os problemas da lentidao e
ainda de lambuja vao colocar novos LookAndFeel (bonitos :p)...
Antes que me avisem, sim o J2SE1.4.2 da SUN é PROPRIETARIO, porem as vezes
temos que ser realistas e não terroristas, as ferramentas de
desenvolvimento em Java SL (compiladores e JVM) atualmente estao muito
prematuras....mas um dia (eu aposto nisso) irao crescer e ganhar o seu
verdadeiro espaço.

Blz ???

Acho que é isso....

Valeu,