[GUFSC] Um problema com o Mozilla

Ricardo Grützmacher grutz em terra.com.br
Quarta Julho 23 11:23:48 GMT+3 2003

Aguinaldo Silveira e Silva wrote:
>  Recentemente configurei o teclado para ter o USA international como
> primeira opcão e US como segunda. Com isto com um simples contr-alt-K eu
> passo de um para outro, o que resolve o problema da janela gráfica do
> Scilab, que tem problemas com o teclado configurado como USA
> international. No entanto, e não sei se tem alguma coisa a ver com
> esta configuracão, o Mozilla passou a produzir o c acute ao invés do c
> cedilha. O interessante é que o colega que sugeriu a configuracão do
> teclado parou de usar o Mozilla por esta razão. Não consegui ver como
> [...]

Talvez esta seja mais uma das manifestações da regra de acentuação do
UTF-8 que talvez tenha sido ativado assim que o Sr. configurou este novo
esquema de teclado que suponho tenha sido feito no KDE.

O ç deveria ser produzido sem problemas com `AltGr + ,' `c'.

Até hoje não descobri uma maneira que eu mesmo considere elegante para
solucionar o problema.

A `solução' mais suja na minha opinião é fazer um script que chama o
mozilla ajustando previamente o LOCALE para ISO-8859-1.

Uma outra saída forçada é editar
/usr/X11R6/lib/X11/locale/en_US.UTF-8/Compose ensinando que uma
seqüência de acento agudo e c deve gerar ç.

A melhor maneira na minha opinião é conseguir que o desktop use
ISO-8859-1, no GNOME consigo isso dizendo para ele usar como default o X
Input Method (xim).

At.
Ricardo.