[GUFSC] Assuntos para apróxima reunião

Ricardo Grützmacher grutz em terra.com.br
Terça Fevereiro 18 21:00:37 BRT 2003

Aguinaldo Silveira e Silva wrote:
> Talvez eu não possa participar da próxima reunião, mas um assunto que
> deve ser discutido em uma das próximas reuniões é a Graduação livre. Eu
> gostaria de saber a experiência de outros professores (e alunos).

Boa idéia. Deveríamos trazer professores e alunos para discutiram a
graduação livre.
Isto deveria ser prioridade já que estamos nos preparando para começar
outro semestre.

> No meu
> caso tive alegrias e (alguns) dissabores. O problema não é de modo algum
> o software livre, mas problemas de configurações  no laboratório e o
> desconhecimento (da maioria) dos alunos do software livre.

Eu acho que assim como muitos alunos aprendem Windows por difusão usando
ele nas aulas práticas de ``Graduação Proprietária'', os alunos também
deveriam aprender GNU por difusão nas aulas de Graduação Livre.

> Embora o
> Ricardo tenha feito um grande esforço nos labs. do CTC, é necessário um
> maior empenho por parte da universidade para dar suporte, especialmente
> tendo funcionários treinados  no suporte ao GNU/Linux.

Estou esporadicamente ajudando os funcionários do LIICT a administrarem
as instalações GNU/Linux no laboratório. Infelizmente não posso mais
dedicar o tempo que eu dediquei no ano passado no LIICT pois estou
envolvido com outro laboratório. Se alguém pudesse se prontificar a
ajudar o LIICT expontaneamente seria ótimo.

Está programado para logo após o carnaval instalar sistemas GNU/Linux
nas salas 3 e 6, e fazer manutenção nas salas 2 e 5. As salas 1 e 4 não
tem condições de receberem instalações modernas de sistemas GNU.

Existe ainda a necessidade de configuração de X remoto para micros 486 e
  Pentium antigos nas salas de meios.

Tudo isto requer pessoas pacientes e disponíveis para serem companheiras
e ensinarem os outros. Quem se encaixar neste perfil por favor se apresente.

> Confesso que
> errei ao iniciar o curso (Laboratório de Sistemas de Controle -EEL) sem
> um treinamento básico para os alunos. Isto será retificado no próximo
> semestre. Um problema que deve ser reconhecido é a instabilidade ainda
> apresentada pelo Scicos, que usamos para simulação de sistemas de
> controle no laboratório, ao contrário do Scilab, que tem sido usado sem
> problemas.

O Sr. acha que por isso prejudica a didática?

> A questão é que muitos alunos não separam problemas de
> configuração, seu desconhecimento do sistema e ocasional instabilidade
> de um software ainda em desenvolvimento.

Isto é extremamente importante de ser ensinado a todo e qualquer futuro
possível usuário de software livre.

Um software livre não se usa com a atitude de quando ``der pau'' xingar
o fabricante ou o Bill Gates, chutar a máquina e fica por isso.

As pessoas tem que entender que os softwares livres são projetos da
comunidade de software livre mundial e que se der um problema ela deve
pedir ajuda para os amigos (o GUFSC por exemplo) e se for um problema
que ninguém próximo saiba resolver então ela deve informar os
programadores sobre o problema descrevendo-o da melhor maneira possível.
Assim ela provavelmente conseguirá resolver o problema dela e num tempo
bem mais curto que a próxima versão do Windows.

> Assim tive que ouvir pedidos
> para voltar para o familiar ambiente Windows, com o qual eles estão em
> contato provavelmente desde a adolescência, e usar Matlab ou Vissim.

Isto seria uma grande perda para a formação dos alunos.

> Isto remete a questão dos mini-cursos, que temos que discutir.

Gostaria de solicitar que quem tenha qualquer material que possa ser
incluído numa apostila, ou quem tenha apostilas de cursos prontos,
slides, etc, mande para mim pois pretendo trabalhar na construção de uma
apostila neste intervalo de semestres, já que as colaborações
expontâneas andam muito raras.

Sds.
Ricardo.