[GUFSC] Assuntos para apróxima reunião

Aguinaldo Silveira e Silva aguinald em labspot.ufsc.br
Terça Fevereiro 18 15:16:49 BRT 2003

Talvez eu não possa participar da próxima reunião, mas um assunto que
deve ser discutido em uma das próximas reuniões é a Graduação livre. Eu
gostaria de saber a experiência de outros professores (e alunos). No meu
caso tive alegrias e (alguns) dissabores. O problema não é de modo algum
o software livre, mas problemas de configurações  no laboratório e o
desconhecimento (da maioria) dos alunos do software livre. Embora o
Ricardo tenha feito um grande esforço nos labs. do CTC, é necessário um
maior empenho por parte da universidade para dar suporte, especialmente
tendo funcionários treinados  no suporte ao GNU/Linux. Confesso que
errei ao iniciar o curso (Laboratório de Sistemas de Controle -EEL) sem
um treinamento básico para os alunos. Isto será retificado no próximo
semestre. Um problema que deve ser reconhecido é a instabilidade ainda
apresentada pelo Scicos, que usamos para simulação de sistemas de
controle no laboratório, ao contrário do Scilab, que tem sido usado sem
problemas. A questão é que muitos alunos não separam problemas de
configuração, seu desconhecimento do sistema e ocasional instabilidade
de um software ainda em desenvolvimento. Assim tive que ouvir pedidos
para voltar para o familiar ambiente Windows, com o qual eles estão em
contato provavelmente desde a adolescência, e usar Matlab ou Vissim.
Isto remete a questão dos mini-cursos, que temos que discutir.
     Uma boa notícia. O Scilab 2.7 já está disponível. Com várias melhorias.