[GUFSC] Ameaca ao software livre na UFSC?

Rafael R Obelheiro rro em das.ufsc.br
Domingo Fevereiro 16 11:00:02 BRT 2003

On Sat, Feb 15, 2003 at 06:50:49PM -0200, Ricardo Grützmacher wrote:

> Eu também não sou advogado mas sendo leitor razoavelmente assíduo da FSF
> e ter participado da palestra Copyrights, Registered Patents and Marks x
> GNU/FSF Licenses onde o professor de direito  Tarcísio Queiroz Cerqueira
> confirmou estas informações posso afirmar o seguinte:
> (http://www.softwarelivre.org/forum/index.php?menu=sessao)
>
> Não existe consenso sobre o que signifique ``propriedade intelectual''.
> Não existe uma definição no direito que defina ``propriedade
> intelectual'', portanto o seu uso deve ser desestimulado.

A resolucao do CUn define o que e' considerado "propriedade
intelectual" para os seus propositos, de modo que isso e' irrelevante.

> [...]
> dos pesquisadores, como ocorre hoje com os artigos de publicações
> científicas. O projeto também garante ao pesquisador participação nos
> ganhos econômicos auferidos pela instituição com a exploração de suas
> criações.
> [...]
>
> Eu entendo que isto significa que a partir de agora aqueles
> pesquisadores que mais restringirem seu conhecimento do público serão os
> que mais ganharão investimentos (dinheiro público) para continuar
> produzindo conhecimento restrito aos pagadores de impostos.

E' esta a minha impressao, tambem.

> [...]
>     artístico e tecnológico, ampliando e aprofundando a formação do ser
>     humano para o exercício profissional, a reflexão crítica,
>     solidariedade nacional e internacional, na perspectiva da construção
>     de uma sociedade justa e democrática e na defesa da qualidade de
>     vida".
>
>     (Missão aprovada pela Assembléia Estatuinte em 04/06/93).
>

> pode incentivar a criação de patentes e conseqüentemente restringir o
> conhecimento aqui produzido?
> Isto não é contra a missão de socializar? Isto não vai contra a idéia de

Parece que sim, mas suponho que existam muitas opinioes em contrario.

> Não há como tirar esta conclusão pois não sabemos o que é ``Propriedade
> Intelectual''.

Sabemos, pois esta' definido na resolucao.

> Acho que esta resolução dificultará muito a produção de SL caso haja
> fiscalização.

Talvez sim, talvez nao. O mais provavel e' que retarde o processo,
pois a resolucao (art. 5o) diz que a CGPI tem 90 dias para decidir se
quer patentear alguma coisa.

> A página de pesquisa também está com problemas.
>
> Tens outra rota para indicar?

Curiosamente o servidor saiu do ar. Consegui recuperar o texto da
resolucao no cache do meu navegador, estou enviando-o em uma mensagem
separada.

Um abraco,
Rafael.