[GUFSC] RedHat com APT

Ricardo Grützmacher grutz em terra.com.br
Segunda Fevereiro 10 21:41:20 BRST 2003

Olá,

>         Tinha uma distribuição 100% com software livre, que é bem diferente de 100% GPL, certo?

Distração 100% minha. Você tem total razão. Era uma distribuição 100%
*livre*,  pois continha muitas licenças livres incompatíveis com a GPL
logo a distribuição não poderia ser GPL.

>         Será mesmo?
>         As distribuições atuais deles (Conectiva Linux 8, versão atual e Conectiva Linux Snapshot, versão de desenvolvimento) não são compostas praticamente só de software livre com um ou outro software proprietário que muitos usuários querem usar (Java da Sun e Pine, por exemplo)?

Que eu saiba a última versão do Conectiva [GNU/]Linux não é a 8 e sim a
CLEE (Conectiva Linux Enterprise Edition - UnitedLinux). Não vejo nenhum
anúncio ou falação de um Conectiva 9 nos moldes do 8 sem o Yast por
exemplo. Também não estão distribuindo ISOs do CLEE como faziam com o 8
e o CLEE não está no FTP.

Numa olhada por cima eu não diria que o Conectiva 8 é mais livre que o
RedHat 8. Entretanto estava falando do CLEE que sem dúvida é muito
dependente de SP.

Finalmente eu nunca usaria distribuições como SuSE, United, etc, pois
sendo tão dependente de SP elas nunca serão suportadas pela comunidade,
ao contrário das distribuições mais livres para as quais as soluções
para problemas pipocam nas listas de discussões.

Sds.

Ricardo.