[GUFSC] que ironia...

Rafael R Obelheiro rro em das.ufsc.br
Quarta Agosto 20 18:03:08 GMT+3 2003

On Wed, Aug 20, 2003 at 05:40:32PM -0300, Luciano Rottava da Silva wrote:
> Pois eh, mas entao porque ela nao contratou os servicos de uma outra
> empresa que utilize software M$. Nao eh no que eles confiam!

Pode ate' ser que eles confiem no software deles, mas sera' que existe
alguma rede de distribuicao de conteudo (ou seja, algum concorrente da
Akamai) que utiliza tal software?

> Pra mim eh a
> mais clara demonstracao de incompetencia pois eles mesmos nao sao capazes
> de resolver o problema. Com que moral engravatados desta companhia entram
> nas corporacoes e sugerem solucoes quando, nem mesmo eles, tem capacidade
> para isto. Eh como um representante de um determinada montadora de carros
> comprar um outro de uma concorrente. Alguem daria razao a ele, seja la
> porque motivo ? Esta atitude demonstra que eles proprios nao confiam nos
> seus produtos. E vcs ?

Pra mim uma coisa nao tem nada a ver com a outra. Face `a possibilidade
(bastante concreta) de sofrerem uma negacao de servico violenta, eles
optaram por contratar os servicos de uma empresa que possui caches
espalhados por todo o mundo e cuja tecnologia permite que um usuario
seja servido pelo cache mais proximo do seu ponto de acesso `a rede.

Outras solucoes seriam possiveis, como ampliar a conectividade para o
servico original na expectativa de ter mais banda disponivel do que o
trafego de DoS e' capaz de consumir. Evidentemente, a propria
Microsoft nao teria tempo habil de implementar _agora_ uma solucao
propria (usando qualquer software, dela ou de outros) equivalente `a
oferecida pela Akamai, que afinal de contas vive disso.

De certa forma, eu acredito que a Microsoft foi esperta neste caso.
Pior teria sido deixar o DoS acontecer por nao terem achado nenhum
provedor de servicos baseado em solucoes Microsoft; e' melhor uma
solucao emergencial imperfeita do que nenhuma solucao. Resta ver o
que vai acontecer ao longo dos proximos meses, quando a Microsoft
tera' tempo para implementar uma solucao definitiva para a questao.

Um abraco,
--rro