[GUFSC] memória café com GNU/Linux 10/04 (fwd)

Rafael R Obelheiro rro em das.ufsc.br
Sexta Abril 11 20:35:39 GMT+3 2003

On Fri, Apr 11, 2003 at 08:16:24PM -0300, Ricardo Grützmacher wrote:

> Melhorando: só os GNUs como o GNU/Linux e o GNU/Hurd tem o bash como
> shell padrão, mas o bash está disponível em qualquer sistema Unix e
> existem vários shells que são compatíveis com bash como o zsh e o ksh.

O que nao muda o que eu disse: dos *meus* sistemas Unix, apenas os
Linux tem bash instalado, ate' porque e' o shell default. E' bom
lembrar que nem todos os comandos do bash estao disponiveis nos
shells derivados do Bourne shell; me vem `a mente pushd/popd, mas
com certeza existem outros.

> Não teremos curso de Linux, pelo menos não por enquanto.
>
> Vamos começar com um curso básico de sistemas Unix como o GNU/Linux,
> depois fazemos um curso de GNU/Linux avançado e quem sabe ano que vem,
> se conseguirmos, um curso de Linux.

Nao se esqueca que nem todo mundo reza pelo catecismo do Stallman.
Para essas pessoas e muitas outras, GNU/Linux e Linux sao a mesma
coisa, independente do que o RMS pense a respeito.

> Talvez chamamos o Tosatti para dar uma palestra!

De qualquer maneira seria uma boa ideia.

> Comentado acima.

Troque ensinar por usar, mas o espirito da ideia permanece o mesmo.

> Sim,  o curso será (provavelmente) numa das salas do LIICT onde todas as
> máquinas tem a mesma distribuição na mesma versão com os mesmos aplicativos.
>
> Portanto a questão da aula fica restrita à configuração existente lá:
>
> RedHat 8.0 com GNOME.

Que, espero, seja a distribuicao padrao fornecida no curso.

Um abraco,
Rafael.