[GUFSC]memória café com GNU/Linux 10/04 (fwd)

Ricardo Grützmacher grutz em terra.com.br
Sexta Abril 11 20:49:37 GMT+3 2003

> O que nao muda o que eu disse: dos *meus* sistemas Unix, apenas os
> Linux tem bash instalado,

Eu respondi fora do contexto.

> ate' porque e' o shell default.

Dos BSDs e proprietários. Se a maioria das pessoas utilizarem GNU/Linux
vai ser mais comum utilizarem bash.
Nada contra os *csh.

> E' bom
> lembrar que nem todos os comandos do bash estao disponiveis nos
> shells derivados do Bourne shell; me vem `a mente pushd/popd, mas
> com certeza existem outros.

Eu uso a um bom tempo o zsh que é o shell mais inteligente que já vi e
simplesmente tudo funciona nele,  inclusive popd/pushd. Claro que não
posso afirmar que é 100% compatível pois nunca parei para testar tudo
mas por exemplo o zsh usa os profiles do bash.

O ksh eu desconheço e nem sei se ainda é desenvolvido ou usado...

> Para essas pessoas e muitas outras, GNU/Linux e Linux sao a mesma
> coisa, independente do que o RMS pense a respeito.

Mas eles serão informados da diferença.

Sds.
Ricardo.