[GUFSC]memória café com GNU/Linux 10/04 (fwd)

Ricardo Grützmacher grutz em terra.com.br
Sexta Abril 11 20:16:24 GMT+3 2003

> Nao que isso venha ao caso, mas meus sistemas Unix (e os de outras
> pessoas que conheco) nao tem GNOME nem KDE

A idéia não é ensinar GNOME e KDE, mas _usar_ um deles. Os desktops
gráficos as pessoas conseguem aprender sozinhas, não deveríamos dar
muita atenção a eles.

Acho que é possível passar informações que descrevam o funcionamento de
uma forma genérica de tal forma que a pessoa use qualquer ambiente
gráfico sem problemas.

> (e so' os Linux tem bash).

Melhorando: só os GNUs como o GNU/Linux e o GNU/Hurd tem o bash como
shell padrão, mas o bash está disponível em qualquer sistema Unix e
existem vários shells que são compatíveis com bash como o zsh e o ksh.

Além do mais existem várias coisas que são parecidas/iguais entre bash e
  csh, e outras tantas ``se faz'' no shell e não são dependentes dele
como listar os arquivos, ler um man, etc.

> Como o curso e' de Linux, porem, concordo que seja razoavel assumir
> que esses componentes estejam presentes.

Não teremos curso de Linux, pelo menos não por enquanto.

Vamos começar com um curso básico de sistemas Unix como o GNU/Linux,
depois fazemos um curso de GNU/Linux avançado e quem sabe ano que vem,
se conseguirmos, um curso de Linux.

Talvez chamamos o Tosatti para dar uma palestra!

> Por outro lado, agora que voce mencionou isto, acho perda de tempo
> ensinar GNOME *e* KDE; o melhor, na minha opiniao, seria escolher
> apenas um deles.

Comentado acima.

> Depende de como o curso e' dado. Se todos os alunos usam o mesmo
> sistema, e' perfeitamente possivel ignorar as particularidades de cada
> distribuicao.

Sim,  o curso será (provavelmente) numa das salas do LIICT onde todas as
máquinas tem a mesma distribuição na mesma versão com os mesmos aplicativos.

Portanto a questão da aula fica restrita à configuração existente lá:

RedHat 8.0 com GNOME.

At.
Ricardo.