[GUFSC]memória café com GNU/Linux 10/04(fwd)

Emerson Ribeiro de Mello emerson em das.ufsc.br
Sexta Abril 11 10:37:16 GMT+3 2003

> Neste primeiro curso não deveria ser abordado compilação de kernel e
> instalação.
>
> Seria um curso apenas de utilização básica do sistema para aqueles que
> terão disponíveis um GNU/Linux instalados para usar como nas aulas de
> graduação livre por exemplo.

Uma boa apostila é o Foca Linux. Ela está dividida em 3 categorias:
básico, intermediário e avançado.

Acho uma boa opção.

http://focalinux.cipsga.org.br/gol.html

> Eu acho que sempre deveriam estar disponíveis CDs do Debian, mas talvez
> os novatos acabem preferindo outras distros para começar devagar...

Acho o seguinte: Qual é a fama do Windows ? Sistema TELAAZUL, porém
sistema o qual todos estão habituados.

Qual é a fama do Linux ? É bao, porém muito complicado.

Sabemos que nao é tao complicado, é questao de se habituar, mas pra quem
está começando a mexer é bem provável que as tarefas sejam semelhantes a
do Windows.

Igual, o Debian não vem muito "configurado" para o suporte em portugues,
nao eh nada muito automatico, nao tem um centro de controle parecido com o
do windows, suporte a hardware é complicado e assim vai....

Entao...por padrao utilizar uma distribuição como a
Mandrake/RedHat/Conectiva, jah que a maioria das pessoas soh quer utilizar
o Linux e nao se enfiar em monte de cfgs, etc..

Mas claro, deixando a mao o cd do Debian e se alguem quer mexer mesmo no
sistema, dae o cara pega o Debian. :)

Blz ?

Falow,

Emerson