[GUFSC] Re: [GUFSC] Re: [GUFSC] novas página no gufsc

Daniel Dotta daniel@labplan.ufsc.br
Wed, 15 May 2002 14:19:56 -0300

    Ola!

           como ate agora eu nao me apresentei meu nome eh Daniel Dotta, sou
aluno de mestrado do LabPlan(www.labplan.ufsc.br) onde estou realizando meu
trabalho de mestrado. O meu trabalho consiste basicamente de aplicacao de
tecnicas de programacao orientada a objetos em programas de Estabilidade de
Sistema de Energia.
     Paralelamente ao meu trabalho de mestrado estou trabalhando em um
projeto de Previsao Quantitativa de Chuva para a Regiao Sul do
Brasil(cluster.labplan.ufsc.br). Realizar previsao do tempo eh uma tarefa
complicada e que exige uma elevada capacidade computacional. Assim sendo
precisamos implementar uma estrutura computacional que fosse de encontro com
os objetivos acima. Estamos apostando em uma solucao livre que consiste de
uma arranjo de 9 pc's utilizando Linux. O custo aproximado deste cluster foi
de 20 mil reais em setembro do ano passado, contando com switch's racks
etc... Uma solucao comercial e proprietaria sairia no minimo 15 vezes mais
cara. O modelo de previsao que estamos usando tambem eh livre e se chama
ARPS(Advanced Regional Prediction System - http://www.caps.ou.edu/ARPS/).
Convido a todos os participantes a conhecer as nossas instalacoes e obter
mais informacoes sobre o nosso supercomputador.
     Agora tratando das ultimas mensagens e tendo em vista que conheco o
jeito do Ricardo, pois na viagem que fizemos a Porto Alegre(que foi muito
proveitosa diga-se de passagem) nos discutimos a respeito de varios
assuntos, discordando em alguns pontos concordando em outros e nao chegando
a conclusao nenhuma em varios.   ;)
    Quero fazer apenas um adendo no que se refere ao como estamos passando a
nossa mensagem. Devemos ter cuidado para nao passemos a imagem de radicais,
de que o software livre eh bom e o resto nao presta, o que nao eh verdade(e
nao foi isso que o Ricardo falou). Acho eu(vejam bem eh a minha opiniao) que
devemos dar as pessoas a liberdade de escolher mostrando atraves de nossas
experiencias pessoais como ela pode usar o software livre em seu
trabalho(seja ele academico ou nao). Devemos ter este cuidado, pois corremos
o risco de ficarmos falando sozinhos o que nao eh o nosso interesse.
    Eu nunca me esqueco do meu professor de Calculo A que nos disse em uma
de seus aulas, que existem areas importantes no conhecimento humano, umas
mais outras menos(entre as mais eu coloco a matematica), porem todas perdem
para a comunicao.

Obrigado pela atencao,

Daniel Dotta