[GUFSC] Re: [GUFSC] novas página no guf sc

Ricardo Grützmacher grutz@terra.com.br
Wed, 15 May 2002 11:07:57 +0000

 > me permito uma pequena crítica a uma observação no
 > texto do projeto Graduação Livre. É justamente o páragrafo
 > em negrito, que me pareceu um pouco forte. Vamos convencer
 > as pessoas pelos méritos do que estamos propondo e não
 > julgarmos a priori quem talvez nem tenha o
 > conhecimento das alternativas.

Você acha que não deveria estar em negrito ou que não deveria estar no
texto?

A idéia deste parágrafo é parar para pensar. As pessoas simplesmente não
   pensam em todas as consequências de suas atitudes podem levar, e
tendem a amenizar a situação inventando desculpas que fojem à questão.

Temos um problema muito difícil a ser resolvido que é como transmitir a
filosofia do software livre em pouco tempo com poucas palavras, esta
frase apesar de forte me pareceu boa pois ela sintetiza muito do que
deve ser pensado sobre uso de software nas escolas.

Penso que esta idéia precisa ser passada de uma maneira ou de outra.

Este parágrafo não deveria ser interpretado como um julgamento. Garanto
que os professores que aderirem ao projeto graduação livre,
especialmente os professores da computação, não irão parar de produzir e
usar software proprietário. Portanto uma posição mais madura é exigida
destas pessoas. Elas vão reconhecer o problema mas terão justificativas
em determinados pontos para não tomar atitudes.

Graduação livre não é para libertar os professores, ou os profissionais
que já estão aí, mas sim para libertar os alunos. Eles devem pensar
sobre este assunto. É muito difícil ensinar a filosofia para os
programadores profissionais, muito mais difícil exigir atitudes deles;
especialmente no Brasil onde o salário não é aquelas coisas e o
desemprego vive assombrando. Se os profissionais estão preocupados em
ter o sustento e conforto mínimo da família certamente eles vão censurar
estas idéias. Os alunos em geral não estão nestas situações e são mais
abertos a novas idéias.

Entretanto acho que podemos melhorar o parágrafo, tenho uma sugestão de
reforma:

Toda vez que um professor coloca seus alunos na armadilha do software
proprietário ele está traindo a missão da universidade, pois está
proibindo seus alunos de estudarem.

Passar para:

Toda vez que um professor, *mesmo que inocentemente,* coloca seus alunos
na armadilha do software proprietário ele está traindo a missão da
universidade, pois está proibindo seus alunos de estudarem.

Alguém tem outra idéia?

 > Sobre o IDE, não testei o Anjuta, mas o EMACS junto
 > com o Make, é difícil de bater no gerenciamento de projetos.

;-)

 > Uma última observação, sobre o comentário do Ricardo com relação ao
 > Scilab. Embora não tendo uma licença GPL (por razões
 > históricas segundo um dos membros da equipe Scilab) ainda acho
 > que o Scilab é bastante livre.

O meu comentário falou apenas da licença. O software é livre se você
observar os 4 requisitos. Acontece que a licença não é considerada livre
pois não permite que ninguém venda cópias (com código fonte) do Scilab.
É mera questão de licença. Eu mandei email para os desenvolvedores
considerarem mudar para GPL, pois não entendo qual o problema em as
outras pessoas ganharem dinheiro com o Scilab.

  > Um
  > comentário sobre isto encontra-se em Une Introduction a Scilab, Bruno
  > Pinçon, seção Quel est le statut du logiciel Scilab?.

Você tem o ponteiro para este documento?

Sds.

Ricardo.