[GUFSC] Re: [GUFSC] novas página no gufsc

aguinaldo aguinaldo@wanadoo.fr
Wed, 15 May 2002 10:04:47 -0300

Colegas da lista,

eu li as modificações da página e acho que acrescentam informações
importantes. Especialmente sobre o projeto Graduação Livre. Isto vai de
encontro a idéia de que a divulgação do software livre na nossa universidade
deve ser feita pela prática e pelos resultados positivos desta prática.
Justamente por esta razão me permito uma pequena crítica a uma observação no
texto do projeto Graduação Livre. É justamente o páragrafo em negrito, que
me pareceu um pouco forte. Vamos convencer as pessoas pelos méritos do que
estamos propondo e não julgarmos a priori quem talvez nem tenha o
conhecimento das alternativas. As vezes podemos ficar indignados de que
soluções proprietárias são usadas quando soluções livres, freqüentemente
melhores, estão disponíveis. Mas devemos ir com cuidado neste processo, sob
pena de criarmos animosidades que não ajudam a nossa proposta.
   Sobre o IDE, não testei o Anjuta, mas o EMACS junto com o Make, é difícil
de bater no gerenciamento de projetos.
  Uma última observação, sobre o comentário do Ricardo com relação ao
Scilab. Embora não tendo uma licença GPL (por razões históricas segundo um
dos membros da equipe Scilab) ainda acho que o Scilab é bastante livre. Um
comentário sobre isto encontra-se em Une Introduction a Scilab, Bruno
Pinçon, seção Quel est le statut du logiciel Scilab?.

Abraços

Aguinaldo