[GUFSC] iniciativas em andamento

Ricardo Grützmacher grutz@terra.com.br
Thu, 09 May 2002 10:31:31 +0000

> pretendo adotar o Scilab como software de referência (embora o
> Scilab não tenha licença GPL, parece-me não estar longe da filosofia do
> software livre.

Segundo a FSF:

The Scilab license
------------------

This is not a free software license because it does not allow commercial
distribution of a modified version.

http://www.gnu.org/licenses/license-list.html

Este é um bom exemplo de que liberdade não tem a ver com preço. As
pessoas devem ter a liberdade de cobrar pelo software. A liberdade é
garantida pela licença. O grupo de desenvolvimento não perde nada se
alguém cobrar pelo software deles. Permitir a venda de software livre é
um incentivo à sua adoção!

Vou mandar email pedindo para que considerem em adotar GPL, se os
usuários do Scilab fizerem pressão talvez mudem!

 >  Existe também um software em desenvolvimento,
> baseado no Spice, que sai com licença GPL e que pode ser muito útil em
> disciplinas de circuitos e eletrônica, não somente no DAS e Elétrica, como
> em outros cursos (eu agradeceria se alguém puder informar sobre experiência
> com software livre na área de circuitos).

Eu vou analizar programinhas que podem ser usados para aprendizado de
sistemas digitais. Ainda não tenho capacidade de avaliar programas que
usam o Spice diretamente ou mais intensamente. Alguém mais entendido
poderia pegar esta tarefa.

>     Um passo importante é ter o software livre disponível nos laboratórios
> da UFSC. Para isto vamos precisar do apoio dos supervisores de laboratórios
> de ensino e pesquisa e da direção do CTC. Na época que formamos o GUFSC eu
> conversei com o prof. Ariovaldo e a recepção à idéia de ampliar o uso de
> software livre foi boa.

Talvez seja hora de uma nova conversa com ele!

> Insisto que outro passo importante é a realização de
> alguns mini-cursos, visando professores e alunos, que proporcionem o
> conhecimento suficiente para "partir" no uso do Unix e outros software
> livre.

Certamente. Eu pretendo dar um curso básico de GNU/Linux pela Autojun. O
legal é que eles aceitaram meu requisito de poder falar sobre software
livre e a origem do sistema GNU por 30 min. É pouco tempo mas sem isso
penso que não faz sentido.

> No CTC e no CFM, onde as pessoas já tem um treinamento
> técnico-científico e em geral usam intensivamente a computação, estes
> mini-cursos poderiam ser muito efetivos.

Acho que deveríamos procurar modelos de curso, apostilas, para criar as
um kit cursos do GUFSC. ;-) A cada curso os documentos podem ser
melhorados. Publicamos eles sob GFDL no CIPSGA por exemplo, de forma que
todos possam colaborar. Se isto já existe (espero que sim) podemos
simplesmente melhorar o que já existe!

[]'s

Ricardo.