[GUFSC] iniciativas em andamento

aguinaldo aguinaldo@wanadoo.fr
Thu, 9 May 2002 09:57:31 -0300

Prezados colegas,

é bom saber da iniciativa do Luciano e Ricardo (e do prof. Guilherme) sobre
o uso de software livre no DAS. Eu devo voltar ao Brasil no começo de
setembro, e caso volte às cadeiras de controle no Curso de Engenharia
Elétrica, pretendo adotar o Scilab como software de referência (embora o
Scilab não tenha licença GPL, parece-me não estar longe da filosofia do
software livre.  Não tenho experiência com o Octave mas tenho usado
intensivamente o Scilab).  Existe também um software em desenvolvimento,
baseado no Spice, que sai com licença GPL e que pode ser muito útil em
disciplinas de circuitos e eletrônica, não somente no DAS e Elétrica, como
em outros cursos (eu agradeceria se alguém puder informar sobre experiência
com software livre na área de circuitos).
    Um passo importante é ter o software livre disponível nos laboratórios
da UFSC. Para isto vamos precisar do apoio dos supervisores de laboratórios
de ensino e pesquisa e da direção do CTC. Na época que formamos o GUFSC eu
conversei com o prof. Ariovaldo e a recepção à idéia de ampliar o uso de
software livre foi boa. Insisto que outro passo importante é a realização de
alguns mini-cursos, visando professores e alunos, que proporcionem o
conhecimento suficiente para "partir" no uso do Unix e outros software
livre. No CTC e no CFM, onde as pessoas já tem um treinamento
técnico-científico e em geral usam intensivamente a computação, estes
mini-cursos poderiam ser muito efetivos.
   Acho importante que a exemplo do Ricardo outros membros do grupo se
apresentassem através da lista.

Abraços

Aguinaldo