[GUFSC] Graduação Livre em 26/05/2002 - Usode software livre na UFSC

Aguinaldo S. e Silva Aguinaldo.Silveira.Silva@brunel.ac.uk
Wed, 05 Jun 2002 08:06:00 -0300

--------------5D2DCA52C8AC48DBE53C98A5

Estas informa=E7=F5es sobre a disciplina s=E3o importantes como subs=EDdios=
 para
a continua=E7=E3o do nosso trabalho. Eu gostaria de colocar algumas
quest=F5es:
1. Somente na sala 5 est=E1 sendo instalado software livre? Qual a
possibilidade de estender para as demais salas?
2. O espa=E7o de disco permite a instala=E7=E3o futura de mais software?
3. A supervis=E3o destes laborat=F3rios est=E1 apoiando a iniciativa?

  Sobre a instala=E7=E3o de software sugiro a instala=E7=E3o do Maxima, par=
computa=E7=E3o alg=E9brica. Talvez a vers=E3o 5.6 tenha que ser instalada, =
j=E1
que a mais recente ainda est=E1 em desenvolvimento. Acho que =E9 inevit=E1v=
el
a instala=E7=E3o de software sem licen=E7a GPL, mas n=E3o distantes do stat=
us de
software livre. Este parece-me ser o caso do Spice (uma vers=E3o GPL est=E1
em desenvolvimento). Eu adicionaria o Scilab, cujo status j=E1 foi objeto
de discuss=E3o nesta lista. Dependendo da demanda futura, a instala=E7=E3o =
de
bibliotecas para c=E1lculo num=E9rico e sa=EDdas gr=E1ficas, deve ser
considerada (v=E1rias GPL est=E3o dispon=EDveis). Talvez a instala=E7=E3o d=
e um
IDE tipo Kdevelop possa ser =FAtil especialmente para desenvolvimento em
C++, embora eu ainda prefira o Emacs. Tamb=E9m sugiro que as interfaces
Emacs estejam dispon=EDveis para Latex, GCL, Maxima, etc. =

  Eu vou novamente voltar a quest=E3o dos mini-cursos. Acho essencial que
um mini-curso (Introdu=E7=E3o ao GNU/Linux, de prefer=EAncia) seja oferecid=
ainda este ano. Acho que devemos discutir os seguintes pontos:
1. Conte=FAdo =

2. N=FAmero de horas e hor=E1rios    =

3. =C9poca de realiza=E7=E3o (acho que o come=E7o do pr=F3ximo semestre, em
outubro, seria adequado).
4. N=FAmero de participantes
5. Membros do grupo que poderiam ministrar o curso.
6. Local de realiza=E7=E3o (as salas de inform=E1tica do CTC?)

  O oferecimento de um mini-curso nos daria subs=EDdios para novos
mini-cursos (talvez ainda neste ano). =

Abra=E7os

Aguinaldo

Ricardo Gr=FCtzmacher wrote:
> =

> Ol=E1,
> =

> Aqui est=E1 meu relat=F3rio da segunda participa=E7=E3o do GUFSC na aula =
de
> Fundamentos da Estrutura da Informa=E7=E3o em 26/05.
> =

> A aula come=E7a sempre =E0s 10h10min da manh=E3, por=E9m desde as 8h da m=
anh=E3 eu
> estive ajudando na clonagem e configura=E7=E3o dos sistemas GNU nas m=E1q=
uinas
> [...]

begin:vcard
n:Silveira e Silva;Aguinaldo
x-mozilla-html:FALSE
org:Department of Electrical Engineering;Federal University of Santa Catarina
version:2.1
email;internet:Aguinaldo.Silveira.Silva@brunel.ac.uk
title:Power Systems Research Group
note;quoted-printable:Visiting Researcher at Brunel Institute of Power Systems=0D=0ADepartment of Electronic and Computer Engineering=0D=0ABrunel University
x-mozilla-cpt:;-12160
fn:Aguinaldo Silveira e Silva
end:vcard

--------------5D2DCA52C8AC48DBE53C98A5--