[GUFSC] Lazarus

Emerson Ribeiro de Mello emerson@das.ufsc.br
Mon, 22 Jul 2002 22:02:12 -0300 (GMT+3)

Olah All,

Entrei na lista a pouco, e assim vou tentar responder algumas questao a
respeito do Lazarus, Kylix e Delphi.

O Kylix eh da Borland, assim como o Delphi, C++ Builder, e outros.

Existem 3 versoes do Kylix:=20

 - Enterprise
   * Versao Comercial
   * Versao FULL, cheia das coisas.
=20
 - Professional
   * Versao Comercial
   * Nao possui tantos "componentes".

 - Open Edition
   * Versao FREE, Open. :)
   * Possui somente os componentes basicos, mas assim como nas outras
     versoes, eh possivel "comprar" componentes de terceiros, ou da=20
     propria Borland e instalar nela.
   * Estah sob a GNU General Public License.

Os codigos gerados por qq uma dessas versoes pode ser utilizado no Delphi
6 sem problemas, e vice-versa, isso se as aplicacoes desenvolvidas no
Delphi 6 utilizem a biblioteca CLX (biblioteca open-source FreeCLX).

A linguem por tras dessas IDE eh o Object Pascal (a Borland eh a
proprietaria).

Jah o Lazarus eh:
 - Uma IDE Open-source
 - Estah sob a GNU GPL
 - Utiliza o Free Pascal (q tbm eh GNU GPL)

 E ainda, alguns codigos do Delphi/Kylix podem ser portados para ele sem
problemas, pelo menos eh oq eles dizem :).
 Mas ainda trata-se de um projeto que ainda estah sendo iniciado, e
com isso, nao eh muito interessante adota-lo como a sua IDE, eu optaria
pelo Kylix Open Edition.

Blz, entao ? Espero ter esclarecido. :p

[]'s
Emerson R. de Mello

+---------------------------------+
| http://www.das.ufsc.br/~emerson |
|         UIN: 14717622           |
|                                 |
| Telefones:                      |
|       (48) 333-2979 - Casa      |
|       (48) 331-7576 - UFSC/LCMI |

On Mon, 22 Jul 2002, Luciano Rottava da Silva wrote:

> Ola,
>=20
> a unica alternativa ao Delphi que conheco eh o Kylix, que nao eh software=
 livre. Apenas nao se exige a compra para uso nao-comercial.
>=20
> Se este lazarus tambem tem como linguagem base uma versao orientada a obj=
etos do Pascal (Object-Pascal segundo o Delphi), entao ambos devem ser seme=
lhantes eh fucionalidade.