[GUFSC] Re: [GUFSC] Re: [GUFSC] Resultados da reunião

Luciano Rottava da Silva rottava@das.ufsc.br
Thu, 11 Jul 2002 11:39:54 -0300

Prezados,

Acho que tanto o Aguinaldo quanto o Ricardo tem razao; sao apenas pontos de vista diferentes. Estas questoes de migracao sao complicadas mesmo. Ou adota-se solucoes paleativas de transicao (como utilizar software livre sobre proprietario) e corre-se o risco de ver os usuarios desconsiderarem totalmente estas "alternativas" ou entao adota-se uma posicao mais "radical" de instalar SO livres juntamente com aplicativos livres.

Eu particularmente prefiro a segunda. Acho que mudancas como esta *exigem* quebra de paradigmas. Sou da seguinte opiniao: quer utilizar software comercial, entao pague o preco. Caso contrario, utilize software livre. Esta deveria ser a politica de informatica da universidade (nao apenas a nossa).

Visando contemplar os "dois mundos"; aqueles que desejam utilizar aplicacoes livres sobre SOs comerciais (versoes pirateadas quase sempre) e aqueles que ja utilizam sistemas livres, decidi criar o CD dividido em duas partes, uma com software para Windows e outra para sistemas livres. Dentro, na raiz do CD havera um arquivo do tipo "LEIA-ME" explicando algumas questoes, dentre elas a recomendacao no uso deste software sobre sistemas livres, sendo estas versoes para Windows apenas uma forma de suavizar a futura e desejada mudanca.

Aproveito para pedir a todos que enviem sugestoes de programas ao Ricardo e eu, responsaveis neste momento pela montagem do CD. Estou organizando a arvore de diretorio conforme o assunto:

- navegadores/ferramentas para Internet
- programacao
- editores
- jogos (um pouco de diversao na faz mal a ninguem)
- ...

Para finalizar, acho que deveriamos escrever uma especie de Ata das reunioes para consulta por aqueles nao estiverem/nao puderem estar presentes. Tambem eh uma forma de organizar aquilo que ja foi tratado. Mostra organizacao :)

[]s