[GUFSC] Re: [GUFSC] Resultados da reunião

aguinaldo aguinaldo@wanadoo.fr
Thu, 11 Jul 2002 06:20:20 -0300

Eu vou me manifestar sobre a mensagem do Ricardo, para esclarecer alguns
pontos.
  Reafirmo a minha opinião de que instalar Latex, emacs, etc sob windows e
esperar que os usuários passem a usar o software livre, em lugar do Word e
outros, com os quais já estão familiarizados parece-me bastante otimista. Eu
mesmo devo confessar que não consegui. Mas talvez outros tenham mais
disciplina para fazer isto.
  Eu sou entusiasta da filosofia do software livre. Mas a história da
humanidade está cheia de belas filosofias que desapareceram ou ficaram
restritas a pequenos grupos. A filosofia se difunde quando, além de seus
princípios, ela resolve problemas práticos. O software livre, além do
princípio subjacente de liberdade e ética, pode resolver uma série de
problemas concretos que temos na universidade, que vão do monópilo do
software à pirataria, de gastos exorbitantes para comprar caixas pretas à
falta de possibilidade de modificar o software para aplicações acadêmicas
específicas.
  O GUFSC foi concebido com o objetivo de divulgar o software livre como um
princípio filosófico e como uma solução dos problemas que temos hoje na
universidade. A lógica de como atingir estes objetivos é que deve guiar as
nossas ações. Considerar que as minhas propostas tenham conotação radical ou
anti-Microsoft é uma interpretação incorreta do que tentei transmitir.
  Eu não quero polemizar, e não vou me manifestar mais sobre o assunto. De
qualquer modo espero que eu esteja errado e o torço para que os colegas
tenham sucesso na iniciativa.

Abraços

Aguinaldo