[GUFSC] Re: [GUFSC] Re: [GUFSC] Resultados da reuniã o

grutz grutz@terra.com.br
Thu, 11 Jul 2002 12:13:58 +0000

> O software livre, além do princípio subjacente de liberdade e ética,
> pode resolver uma série de problemas concretos que temos na
> universidade, que vão do monópilo do software à pirataria, ...

Não diga pirataria, diga produção de cópias ilegais. Ao utilizar o
termo pirataria você está concordando com a analogia feita entre a
atitude de copiar software com a ação de um pirata. Nós não achamos
que copiar software seja uma atitude tão maldosa quanto assaltar e
saquear um navio em alto mar e matar a tripulação.

> Considerar que as minhas propostas tenham conotação radical ou
> anti-Microsoft é uma interpretação incorreta do
> que tentei transmitir.

Está anotado!

Concordo com a preocupação do Aguinaldo, acho que teremos um esforço
muito maior para fazer as pessoas usarem software livre no Windows
pela razão correta. Se estimulássemos usar o GNU/Linux as pessoas
teriam de se adaptar de qq maneira, já no Windows elas sempre podem
dar um passo atrás. Entretanto acho isso comparável àquelas pessoas
que tem dois sistemas no seu computador e usam, Wine, WineX, WMWare,
CodeWeaver, etc. Estas são, por piores que sejam, iniciativas para
difundir o uso de software livre. (No caso usando um sistema
operacional livre). Mão soluções temporárias que exigem para serem
bem sucedidas muito esforço  no sentido de conscientização. Daí vejo
a importância de constantemente identificar para as pessoas o que é
software livre e o que não é. Eu por exemplo falei que iria dar uma
palestra sobre GNUPLOT logo em seguida descobri que não é software
livre! Ao ter um CD com 100% software livre ter sinalizado no LIICT
quais são softwares livre pode ajudar as pessoas a reconhecer e, caso
tenham entendido e concordado com a filosofia, passarem a utilizar os
programas livres de preferência.
Acho que das tarefas do GUFSC a mais importante é a divulgação da
filosofia, pois justificar sempre na prática (com aplicações) nem
sempre é possível.

Sds.

Ricardo.

OBS: Estou procurando aprender a usar alternativas livres ao GNUPLOT
como o GNU PLOTUTILS e vários outros. Se eu tiver familiarizado a
tempo pretendo mostrar estes softwares de contrução de gráficos.