[GUFSC] Resultados da reunião

Ricardo Grützmacher grutz@terra.com.br
Wed, 10 Jul 2002 17:42:18 -0300

Olá Aguinalgo e lista,

Tenho algumas idéias diferentes sobre este assunto:

>    Sobre a iniciativa do Altamir, colocando informações sobre software
> livre para os alunos na sua página, acredito que é uma inciativa
> positiva. Por outro lado, acho que software livre com windows  é algo
> que não deveríamos estimular.

Na realidade precisamos deixar claro que não estamos estimulando o uso
de determinado software ou determinado sistema operacional. Estamos
estimulando o uso de software livre. Queremos em primeiro lugar que as
pessoas entendam a filosofia e em segundo lugar comprovem sozinhas que é
possível viver com liberdade usando apenas software livre.

A idéia do CD é fazer com que isto seja um passo na caminhada pela
liberdade. Concordo com você que temos que cuidar para que isto seja
realmente um passo em direção à liberdade e não apenas uma alternativa
que pare por aí.

> Todo o nosso esforço deve ser no sentido
> de migração para um sistema operacional livre, e com isto a tendência
> natural é o resto do software ser livre.

Não me parece que esta ordem seja a única que possa ser bem sucedida. Eu
  acho plenamente possível que ao perceberem que os softwares livres que
elas usam em Windows ou MacOS existem para GNU/Linux as pessoras irão
considerar seriamente a migração para este sistema. No fim das contas,
para a maioria das pessoas, é sempre as aplicações que vão determinar o
uso ou não de software livre .

> Fazer o contrário,
> manter Windows, e esperar que o resto do software usado seja livre,
> terá pouca chance de realizar o que queremos.

A idéia não é manter o Windows. Mas o quanto antes fazer as pessoas
usarem software livre. Ainda que temporariamente em Windows ou MacOS.

> Nesta questão não podemos
> adotar meias medidas. Principalmente quando isto significa transigir com
> um monopólio com o qual não concordamos.

Software Livre não tem a ver com contestar os monopólios. Não tem a ver
com ser contra a Microsoft. Software livre tem a ver com a questão ética
de se ter direito ao usufruto do software de todas as maneiras que ele é
socialmente e tecnologicamente útil.

Quanto a não devermos adotar meias medidas isto parece ser radical.
Coisa que, vejam só, criticam de mim.

> A experiência mostra que há uma
> dificuldade inicial de usar o GNU/Linux para quem só está familiarizado
> com Windows.

Depende que tarefas são realizadas! Na disciplina de fundamentos da
estrutura da informação, nossa primeira disciplina 100% livre, o tempo
de familiarização foi de uma aula. Pois eles só utilizam o DrScheme e o
Mozilla (ou Galeon).

> Se a migração completa for realizada, é questão de poucos
> meses para uma completa familiaridade com o sistema operacional e *todo*
> o software livre associado.

Duvido, eu nunca vou ficar familiarizado com os mais de 10 mil pacotes
do Debian... hehehe :-P

> O que não se deve fazer é estimular as
> pessoas a tentar software livre mas com um pé no Windows.

Mas e aquelas pessoas que entenderam mais ou menos a filosofia, mas
aplaudem e dizem: ``- Estou louco para migrar para um sistema
operacional livre, mas eu dependo de aplicativos X, Y e Z que não
existem para este sistema operacional livre. Não posso me dar ao luxo de
ficar sem eles, e passar meses me adaptando aos novos aplicativos e ao
sistema. Isto me trará prejuízos a curto prazo. Portanto fico com meu
sistema operacional proprietário por enquanto.''

Estas mesmas pessoas são as que poderiam dizer: ``- Se estes softwares
livres funcionassem para Windows eu iria me familiarizando e no momento
que este aplicativos fizerem tudo o que eu preciso dispenso meus
aplicativos proprietário e troco de sistema operacional''

Eu não concordo com esta situação pois as pessoas estão conscientemente
ou não convivendo com o dilema moral de usar software proprietário. Mas
estas desculpas (as vezes não justificáveis) podem ser eliminadas pelo
método mais simples e rápido, mostrando um software livre que faz aquilo
que as pessoas precisam.

As pessoas precisam achar alternativas boas para as aplicações que elas
dependem. O projeto Graduação livre por exemplo tem justamente esta
idéia. Ajudar professores e alunos a encontrar alternativas livres que
possam substituir os softwares proprietários por livres sem  causar
grandes inconveniências didáticas.

> Acho que a
> mudança tem que ser completa e é com este objetivo que o GUFSC foi formado .

Se for deveria constar nos objetivos do GUFSC na página principal.
Aliás isto poderia ser um tema para discussão. Para que o GUFSC serve e
para que o GUFSC não serve?

O GUFSC, como entendo hoje, não é um grupo de usuários não-Windows,
grupo de revoltados anti-Microsoft. Entendo que tudo que tenha a ver com
software livre é de interesse do GUFSC.

Abraços

Ricardo.