[GUFSC] E aí pessoal....

Dênis Schneider deniss@linuxbr.com.br
Thu, 22 Aug 2002 00:10:30 -0300

dae pessoal,

bom.. vou puxar uns comentários la do iníco da thread

>Talvez o melhor seria ter o Linux instalado em cada máquina, ao
> invés de uso se rodar por terminal. Mas isso signifca mais demanda na
> manutenção do sistema e a necessidade de mais pessoas para ajudar a
> administrar o LabGrad.
  Acho que desmontar a rede com terminais gráficos seria perder o que
considero um dos maiores trunfos do GNU/Linux, q eh levar o desktop
personalizado pra onde o usuário estiver e centralizar todas as
configuraçoes, manutençoes(em software) e atualizaçoes numa única máquina ou
várias com processamento distribuido(Cluster), que eu acho ser o caso do
LabGrad

>Agora, com relacao aos alunos de Humanas, e outras areas que usam o
>computador como meio, bem se eles nunca viram oq eh um computador, a
>dificuldade que encontrarao para mexer no Word vai ser a mesma encontrada
>para mexer no OpenOffice. E aqueles que jah estao acostumados com o
>rWindows, Word, soh terao achar as coisas que eles sempre mexeram em
>lugares diferentes.
  Poisé.. concordo q parece pouco, mas esse "soh terao q achar as coisas"
faz uma grande diferença, para muitos se voce simplesmente mexer dentro do
menu programas no iniciar, ou tirar algum ícone do desktop, ja eh um deus
nos acuda. Imagina nao existir mais um menu com o nome de iniciar ou entao
mudar a biblioteca grafica win32 por qt sugerido em outro email.
  Bom exemplo pra isso foi a mudança da interface la da biblioteca, eu q nao
sou admin ou funcionario da biblioteca e vou pouco la ja ouvi bastante gente
reclamando q nao acha mais nada.

>Resumindo:
>- Implantacao:
>  Nos agiremos ativamente neste processo
>- Treinamento:
>  - Pessoal do Suporte do Lab
>    - Como instalar, como dar manutencao, e outras dicas
>  - Alunos
>    - No maximo o rau-tu do OpenOffice jah eh suficiente.
>    Ps: Valhe lembrar dq um aluno q conhece um pouco mais sobre o software
>irah ajudar seus colegas nas duvidas, oq jah ocorre qdo estao utilizando o
>Word.
  Nao creio que o treinamento dos alunos se resumirá a isso. Nao coloco
minha mao no fogo mas acho q boa parte vai la soh para fazer trabalhos e nao
quer perder tempo aprendendo a utilizar outro software ou SO, apesar de
parecer simples para usuários que ja usam gnu/linux diariamente. Vai que a
pessoa salva o trabalho numa extensao q o MS office nao suporte .. aí ja era
abrir em casa, ou imprimir no amigo (q tem a 90% de probabilidade de usar
windows) ou pior ainda, o professor nao conseguir abrir,

>   Voltando ao linux, o que realmente necessita é mão de obra
>especializada para administrar a rede, (com uma bolsa de 250,00, onde?) o
>Jean tava fazendo um trabalho massa, mas quando saiu tudo despencou.
  O que eu sugiro eh atualizar o servidor dos terminais (colocando open
office, mozilla e nao se mais o q o pessoal receitou) e dar continuidade ao
trabalho do Jean. Quanto a mao de obra especializada, acho q seria muito
interessante deixar uma documentaçao sobre configuracao, funcionamento e
possiveis problemas, sempre atualizada e redigida numa linguagem para
usuários intermediários de gnu/linux, facilitando a compreenssao da rede por
parte dos admins e agilizando a busca de informaçoes na internet com o
conhecimento prévio fornecido. Talvez nao seja a melhor alternativa, mas eh
uma sugestao minha..

  Com relaçao ao incentivo da utilizaçao do gnu/linux pelos alunos acho q
deveriam ser oferecidos cursos gratuitos de software livre, assim como o SEI
<http://www.oficinas.ufsc.br/paginas/oficinas.htm> oferece para softwares
proprietários, talvez nao precisaria ser algo avançado, poderia ser mais
para dar um empuraozinho para o pessoal q tem receio de fazer o primeiro
contato por si só. Uma idéia q tive hj, eh de de distribuir uns panfletos
sobre esses cursos ou palestras la dentro do laboratório, ou entao
distribuir uns livrinho de no maximo 10 paginas, com dicas do SO, quais as
alternativas livres para os principais softwares, uma introducao ao que se
refere o termo "liberdade num software" sem muito blablabla de desempenho
em servidores e segurança nos serviços, porque nao eh isso q interessa ao
usuário final. Bom .. se alguem pensou "perai, isso eh inverstir em
marketing", poiseh .. tbm me pareceu .. mas numa dessa ajudaria..

Abraços
Dênis