[GUFSC] Re: [GUFSC] E aí pessoal....

Emerson Ribeiro de Mello emerson@das.ufsc.br
Thu, 22 Aug 2002 13:33:27 -0300 (GMT+3)

Olah,

>   Acho que desmontar a rede com terminais gráficos seria perder o que
> considero um dos maiores trunfos do GNU/Linux, q eh levar o desktop
> personalizado pra onde o usuário estiver e centralizar todas as
> configuraçoes.....

Para isso nao eh preciso deixar as estacoes como meramente um terminal
burro, para isso eh soh utilizar NFS+NIS ou NFS+LDAP, e acabou,
autenticacao e arquivos dos usuarios centralizados.

, manutençoes(em software) e atualizaçoes numa única máquina ou
> várias com processamento distribuido(Cluster), que eu acho ser o caso d=
> LabGrad

Bom, isso aki jah nao eh possivel, mas veja que uma unica maquina tendo
todos os programas, e todos que querem executar esse programa utiliza o
disco, a memoria e o CPU desta maquina. Imagina (bom acho q nem eh preciso
imaginar, basta vc sentar na frente de uma maquina do LabGrad) 25 pessoas
ao mesmo tempo abrindo o netscape, staroffice. Me diga q maquina q irah
aguentar isso e terah uma performance identica a uma maquina q roda todas
essas aplicacoes locais ? Cluster? Isso nao se encaixa no caso, para
cluster eh preciso ter aplicacoes q aproveitem isso.

Os softwares da maquinas Windows, soh eh necessario instalar no servidor ?
qdo saia uma nova versao, basta somente instalar no servidor q todas as
estacoes Windows estarao com o novo software instalado sem problemas ???
Acredito que nao...Mesmo que elas utilizem um disco compartilhado, vai ser
preciso instalar algo nas estacoes.

Se tivessemos o cenario invertido no Labgrad, ou seja, estacoes Linux tem
suas proprias aplicacoes, nada eh executado no servidor, soh a autenticao
e o armazenamento de arquivos pessoais, e as estacoes rWindows utilizem a
emulacao de terminal, ou seja, tudo eh executado em uma unica maquina
Windows, e as estacoes soh sao uns terminais burros.....

Sinceramente, acredito que as maquinas rWindows seriam muito mais mal
vistas q as maquians Linux.

[ ]'s
Emerson