[GUFSC] E aí pessoal....

Emerson Ribeiro de Mello emerson@das.ufsc.br
Wed, 21 Aug 2002 09:13:31 -0300 (GMT+3)

Olah All,

Pelo q vejo a thread tah pegando dois caminhos diferentes que
foram observado pelo Ricardo.

Bom, com relacao ao primeiro ponto da thread, onde a questao discutida era
q dificuldade em se manter um Laboratorio com cada maquina tendo o seu
sistema GNU completo, e nao ser mais meramente um terminal burro.

Como foi dito anteriormente, uma maquina rWindows dah mais dor de cabeca
para administrar do que uma maquina GNU/Linux. Isso eh real, nao eh o
ponto de vista de uma pessoa que defende com unhas e garras o GNU.

Se o rWindows for o 9x ae sim a mao de obra eh total pra deixar essas
coisinhas funcionando redodinha, agora se for um NT, 2K, XP, a coisa
melhora um pouco mas nao muito.

O maior problema das maquinas rWindows:
 - VIRUS

Coisa que no GNU/Linux nao temos q nos preocupar.

Entao, oq coloco eh o seguinte:

A melhor coisa eh instalar GNU/Linux em cada maquina, deixar ela com todos
os softwares necessários para que usuários leigos possam usar sem sentir
falta de algo do rWindows, tipo como o OpenOffice, Mozilla, e
como gerenciador de janelas o KDE3 acredito eu que eles nem precisam de
mais nada, e vao adorar o visual do KDE3. :)

Tah, mas quem vai instalar isso ? E a manutencao, mesmo que raramente vai
precisar ser feita, alguem vai ter que fazer.

Bom, se os "responsaveis" por um laboratorio em uma Universidade Federal
nao saibam instalar um S.O. diferente do Next, next, Finish, ae a gente
entra para dar esse "empurrao" inicial. Aposto que muitos na lista podem
ajudar nesta fase inicial de implantacao, eu sou um deles.

E tambem dah um treinamente para este pessoal, pois serao as unicas
pessoas que realmente precisarao de um treinamento detalhado.

Agora, com relacao aos alunos de Humanas, e outras areas que usam o
computador como meio, bem se eles nunca viram oq eh um computador, a
dificuldade que encontrarao para mexer no Word vai ser a mesma encontrada
para mexer no OpenOffice. E aqueles que jah estao acostumados com o
rWindows, Word, soh terao achar as coisas que eles sempre mexeram em
lugares diferentes.

Resumindo:

- Implantacao:
  Nos agiremos ativamente neste processo
- Treinamento:
  - Pessoal do Suporte do Lab
    - Como instalar, como dar manutencao, e outras dicas
  - Alunos
    - No maximo o rau-tu do OpenOffice jah eh suficiente.
    Ps: Valhe lembrar dq um aluno q conhece um pouco mais sobre o software
irah ajudar seus colegas nas duvidas, oq jah ocorre qdo estao utilizando o
Word.

Isso ae eh oq penso...

[ ]'s
Emerson

> Bueno, esta thread era sobre a questão de cada máquina ter o sistema =
GNU