[GUFSC] E aí pessoal....
Ricardo Grutzmacher
grutz@terra.com.br
Tue, 20 Aug 2002 22:23:33 -0300
Antonio Carlos Ribeiro Nogueira wrote:
> Olha, não sei se a questão seria bem esta... O problema é que existe um
> sitema chamado Windows que é bem mais simples do pessoal utilizar e os
> alunos não vão utilizar o Linux só porque agente quer.
Bueno, esta thread era sobre a questão de cada máquina ter o sistema GNU
instalado localmente.
Entretando a sua colocação é procedente.
> Me lembro muito
> bem que uma vez o Augusto Campos do Linux in Brasil, fez o seguinte
> comentário no Forum: "Se queremos que o pessoal comece a utilizar o
> Linux, não devemos mandar, quem nos procura para tirar dúvidas no Forum,
> ler os "how to's",
Para alguns tipos de usuários os How-tos são adequados, para outros não.
Olhando de outra maneira, não existem How-Tos sobre tudo que é
necessário ser abordado.
> mas sim ensiná-lo realmente como se faz, passo a
> passo" E eu dou razão a ele, pois nem todo mundo faz curso de
> Informática e tem tempo suficiente
Tem gente que hoje ano 2002 faz curso de informática tipo: Windows
Básico, Internet, Word 1 e 2, etc... Poderiam gastar o seu tempo
precioso fazendo algo (ao meu/(nosso?) ver) mais proveitoso.
> para aprender muitas linguagens de
> programação e se tornar um desenvolvedor.
Ops, este é supostamente outro tipo de usuário.
Ao invés de gastar tempo aprendendo VB, por que não aprende Python?
Separe os tipos de usuários:
1- Usuário que utiliza computador como meio: jornalista, arquiteto,
escritor, biólogo, etc.
2- usuário que utiliza computador como fim: cientista da computação,
engenheiros, etc
(Minha divisião não oficial, potencialmente inadequada, tenta separar
aqueles que conseguiriam ler e entender um documento do www.tldp.org dos
que não conseguem ler tais documentos).
> O pessoal lá é apenas um
> usuário final. E lá tem alunos de tudo quanto é curso da UFSC, humanas,
> da saúde, etc.
Um How-to não tem, em geral, uma linguagem ou nível técnico acessível
para o usuário que utiliza computador como ``meio''. (Quem sabe os
Rau-tus sejam mais amigáveis ;-)
Acho entretando que a abordagem mais provável de ser bem sucedida é
aquela de despertar curiosidade e vontade de aprender nas pessoas.
Simplesmente chegar e dizer como se faz, sem saber se a pessoa está ou
não interessada, não adianta.
Dizer para ela onde procurar a resposta é a receita mais clássica do bom
professor: Ensine a pescar ao invés de dar o peixe.
Acontece que não adianta os usuários visitarem www.tldp.org. Isto só vai
piorar as coisas. O endereço tem que ser outro. Quem sabe algum Rau-Tu
bom não esteja por aí? (suponho que o do OpenOffice seja um deles!)
O problema todo é a falta de documentação de qualidade para o usuário
como ``meio''.
Ali existem deficiências a serem sanadas por nós: ``comunidade de
software livre''.
No software livre o usuário é um cidadão. Ele é um agente ativo do
processo de construção da comunidade.
Vamos ajudar a preencher estas lacunas!
Sds.
Ricardo.