[GUFSC] Maratona de Robótica Livre
Klaibson Ribeiro
klaibson em gmail.com
Quarta Agosto 29 21:14:48 BRT 2012
VI Maratona de Robótica Livre
Para este ano a Maratona além de oficializar a Olimpíada de Robótica Livre
– que antes tinha um caráter de oficina – também iremos oferecer as
oficinas:
-
- Ateliê de Robótica Livre Básica – Utilização da Porta Paralela no
desenvolvimento de Kits pedagógicos livres (Interface de Hardware Livre e
Artefato Cognitivo)
-
- Ateliê de Robótica Livre Avançada – Utilização da USB a partir da
arduino ou gogo board no desenvolvimento de Kits pedagógicos livres
(Interface de Hardware Livre e Artefato Cognitivo)
Os objetivos das oficinas são o desenvolvimento de projetos de Arte e
Tecnologia a partir da Robótica Pedagógica Livre; e o desenvolvimento
cognitivo dos atores sociais envolvidos nesse processo de ensino e
aprendizagem a partir da apropriação como forma de emancipação digital.
*Os projetos desenvolvidos nos ateliês também poderão participar da
Olimpíada de Robótica Livre desde que sigam o regulamento.*
Ateliê de Robótica Livre: Básica e Avançada
*Nomenclaturas*
IHL – Interface de Hardware Livre (Interfaces do tipo Paralela, Serial e
USB)
DEC – Dispositivos Eletrônicos a serem Comandados
SASL – Sistemas e Aplicativos em Software Livre
Apresentação das Oficinas
Nas oficinas o conhecimento será compartilhado, por meio da colaboração
entre grupos. Deverão participar em cada oficina, no máximo, 20 pessoas
(subdivididas em cinco grupos de quatro pessoas), pois será construída uma
Interface de Hardware Livre (IHL) para cada grupo, além da construção de um
“artefato tecnológico-robótico (artefato cognitivo)” com a utilização de
sucatas, que será controlado pela IHL.
Os grupos serão formados no primeiro dia da olimpíada, e, ao longo do
evento, cada grupo definirá qual tema/material levará para a olimpíada
(tendo em vista as limitações da IHL e o tempo da competição). No último
dia, cada grupo apresentará seu “artefato cognitivo” construído a partir do
“lixo tecnológico-eletrônico”. Uma comissão formada por engenheiros da
Itaipu Binacional, representantes de comunidades e outros convidados
avaliará os artefatos construídos, e o melhor projeto ganhará um prêmio a
ser definido pela organização organizadora da Latinoware.
A interface IHL é responsável pela comunicação entre o software de controle
e os dispositivos eletrônicos a serem comandados. Possui características de
baixo custo e facilidade de montagem, já que quase todos os componentes
eletrônicos são encontrados em equipamentos obsoletos ou inutilizados de
informática ou eletrônica. Componentes mais difíceis de serem encontrados
nos equipamentos descartados podem ser comprados em lojas de eletrônica. A
partir do projeto da IHL, os educandos, em grupos, constroem suas próprias
IHL. Vale ressaltar que não será cobrado valor algum pelos materiais
básicos.
Etapas
1.
*Sensibilização* — Palestra de Robótica Livre, para esclarecer as
propostas pedagógicas e as atividades.
2.
*Temas Geradores* — Demonstração do funcionamento e das possibilidades
de uso das tecnologias da robótica, como elemento integrador do projeto, em
torno do qual se estruturam as atividades propostas.
3.
*Formação básica* — Aprendizagem específica em um nível suficiente para
entendimento do funcionamento dos dispositivos e recursos (IHL, DEC e SASL)
dos seguintes conteúdos: informática; eletricidade e eletrônica; lógica
binária; linguagem de programação: Shell script, C++ e Logo; montagem de
circuito impresso; noções de dispositivos eletromecânicos: motores e
sensores; construção e reaproveitamento de materiais: roldanas,
engrenagens, eixos; noções de projeto.
4.
*Experimentações de controle do DEC* — Utilizando modelos de DEC
construídos e testados anteriormente pelo propositor do curso, o grupo
visualiza de forma concreta o controle dos DEC através da robótica. Nesta
etapa, os educandos aprendem a montagem dos DEC e dos circuitos demandados
(IHL, fiação, ligação da fonte de alimentação, etc.), utilizando a IHL e
DEC disponibilizados.
5.
*Planejamento dos projetos de controle do DEC* — Organização do grupo em
pequenos subgrupos, denominados equipes. Cada equipe apresenta e discute
com o grupo seu projeto específico, no qual devem constar o nome,
descrição, diagrama de montagem, planilha de materiais a serem utilizados e
o esboço de um cronograma inicial.
6.
*Montagem da IHL* — No primeiro momento, o propositor do curso indica em
quais equipamentos obsoletos ou inutilizados podem ser encontrados os
componentes para a montagem da IHL. A partir desta engrenagem propulsora, o
propositor instiga os grupos a pesquisarem outras fontes alternativas de
equipamentos, para extraírem os componentes necessários para a montagem da
IHL.
7.
*Montagem dos projetos de controle do DEC* — Nesta etapa, o propositor
do curso indica quais equipamentos costumam conter dispositivos
eletromecânicos, como motores e sensores, além de materiais que ajudarão o
educando na montagem de seus projetos de controle do DEC, como eixos,
roldanas, engrenagens, fiações, bornes de ligação, resistores, etc. Vale
lembrar que esta possibilidade não se limita a equipamentos de informática
e o propositor instiga os educandos a procurarem outras fontes alternativas.
8.
*Avaliação* — A avaliação é cíclica, ou seja, o tempo todo devem ser
avaliadas as atividades, o projeto desenvolvido, os processos envolvidos e
o produto final na ROBÓTICA PEDAGÓGICA LIVRE.
Responsável: Danilo Rodrigues César (UFBA)
Como Participar
Primeiro, leia atetamente o
regulamento.<http://2012.latinoware.org/wp-content/uploads/regulamento_2012_olimpiada_RPL_latinoware.pdf>
*EM BREVE AS INSCRIÇÕES SERÃO ABERTAS!!!*
Recomenda-se que os alunos já tenham conhecimento em eletrônica (corrosão
de placas de circuito impresso, soldagem de componentes eletrônicos, etc.)
e conhecimentos básicos de linguagem de programação (a programação será
feita em shell script, usando o aplicativo Kommander, C++ e outras
linguagens de programação). Cada grupo será acompanhado por alunos de
engenharia, pedagogia, arquitetura, belas artes e outros estudantes de
áreas distintas do conhecimento, disponibilizado pela Comissão Organizadora
que irão apoiar nas atividades das oficinas.
*Mais informações:* robotica em latinoware.org
*Material de apoio:*
*Arduino -**http://arduino.cc/es/ArduinoYElRobotAsuro/ArduinoYElRobotAsuro*
*Arduino/Asuro -**http://www.arexx.com/arexx.php?cmd=goto&cparam=p_asuro*
*Repositório Robótica livre -**
http://libertas.pbh.gov.br/~danilo.cesar/robotica_livre/*
*Kit Didático de robótica livre (SP) -**
http://rede.acessasp.sp.gov.br/?q=node/185*
*Projeto robótica livre
–**http://www.roboticalivre.org<http://softwarelivre.org/robotica-livre/projeto-robotica-livre>
*
*Comunidade -**http://softwarelivre.org/robotica-livre/*
*Musa – **http://www.musa.cc/*
*Gogo Board Br – **http://br-gogo.sourceforge.net/*
*Observações:*
-
Vale ressaltar que a organização disponibilizará o lixo
tecnológico-eletrônico necessário para a realização da olimpíada, e as
equipes poderão trazer o seu lixo apenas se assim optarem.
-
A Comissão organizadora disponibilizará também um kit com ferramentas
básicas (alicates de corte e bico; chaves de fenda e phillips; ferro de
soldar; solda e furador de placa de circuito impresso). *Como o kit
disponibilizado é com ferramentas básicas, a sugestão é que os
participantes das oficinas tragam as suas próprias ferramentas* (Furador
de placa de circuito impresso; Rolo de Soda fina; Protoboard de 830 furos
ou mais; Ferros de solda com ponta fina de 30W; Suporte para ferro de
solda; Sugador de solda; Percloreto de ferro; Vasilha de plástico para
colocar o percloreto de ferro: 30 x 25 cm e altura de 10 a 15cm; Caneta
para retroprojetor ou marcador de cd; Cortador e marcador de circuito
impresso; Conjunto de alicates: Corte e Bico; Conjunto de chaves: Fenda e
Phillips; Estilete; Bisnaga de silicone) para facilitar/auxiliar no
desenvolvimento mais rápido dos projetos de Robótica Livre.
*VI Olimpíada de Robótica Livre*
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Klaibson Ribeiro
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Tips on LibreOffice - www.libreofficefordummies.com
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