[GUFSC] Res: Institucionalização do GUFSC?

Carlos Rocha cticarlo em gmail.com
Sexta Setembro 25 16:25:11 BRT 2009

Renan,

   Apesar de uma palestra de SL não ser suficiente (e concordo
plenamente contigo), de algum ponto tem de se partir. Esse conjunto de
palestras serviu, por exemplo, para conscientizar a equipe do CPD da
minha Universidade para começar a pensar em migrar seus sistemas
proprietários baseados em mainframe para SL, por exemplo. Uma pequena
ação, que motivou toda uma discussão, que gerou um processo de uns 3
anos de migração de sistemas e requalificação profissional de sujeitos
que tinham mais de 20 anos de experiềncia em software.

   Acho que o objetivo dessas ações é bem claro: aproveitar o escasso
tempo que todos nós temos para, na medida do possível, trocar
experiências relacionadas ao uso de SL. Esse é o objetivo primário de
um Grupo de Usuários, que sempre me pareceu ser o foco do gUFSC. Por
isso apoio a manutenção do nome original, aceito tanto nacional quanto
internacionalmente. Para quem quiser verificar tal fato, procurem a
SUCESU e vejam a enorme quantidade de grupos de usuários apoiadas por
esse órgão. Os GUs gaúchos, por exemplo, são bastante ativos, mantendo
o movimento com eventos quinzenais ou mensais, ao menos. Se essa
idéia, que já foi tratada na última reunião do gUFSC, for adiante, o
grupo pode recuperar seu ânimo e angariar novos membros, de forma a
permitir que mais ações sejam tomadas.

   Fazendo uma réplica à tua analogia, podemos não conseguir os
tijolos para construir um prédio, mas podemos conseguir material para
fazer uma pequena reforma em algumas salas, e tornar o ambiente mais
agradável.

2009/9/25 Renan Noceti <renano7 em yahoo.com.br>:
> Rodrigo,
>
> Não contesto suas intenções de promover o software livre, mas gostaria que
> avaliássemos as implicações das conquistas que você sugere que
> conseguiríamos por meio da instituicionalização do GUFSC:
>
> - Conquistar espaço físico... para quê?
> - Conseguir bolsas... para quê?
> - Realizar palestras sem custos... para quê?
> - Distribuir certificados... para quê?
> - Conseguir participantes... para quê?
>
> As respostas parecem óbvias, mas não são. Se um de nossos objetivos for, por
> exemplo, capacitar os servidores da UFSC a utilizar software livre, para
> [...]

Carlos Rodrigues Rocha
(carlos em cti.furg.br, cticarlo em gmail.com)

Doutorando em Eng. Mecânica

Áreas de interesse: Robótica, Controle, Automação,
                    Linux, Java, C/C++, Banco de Dados,
                    Dispositivos móveis,
                    Educação Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina