[GUFSC] Dois monitores

Emerson Ribeiro de Mello emerson em das.ufsc.br
Terça Setembro 1 19:47:01 BRT 2009

olá,

Com relação a produtividade eu não sei. Creio que isso dependa de cada
um. Tem gente que prefere evitar ao máximo o mouse, só teclas de atalho.

Outros já usam bastante o mouse (reconhecimento de gestos do mouse
disparam eventos, p.e. desenhar um X na janela do navegador para fechar
uma aba :-D)

Agora em termos técnicos o uso de 2 monitores com o novo xorg (+ xrand)
é bem tranquilo. Tenho um laptop e um monitor externo e usei um pouco a
área de trabalhado ampliada pelos dois monitores.

O legal é que você pode ficar com um PDF aberto do lado, enquanto
escreve um texto no outro. Ou, fazer uso de aplicações que necessitem de
uma grande tela, por exemplo, manipulação de imagens, vídeos.

O chato (no meu caso) foi que meus monitores possuem resoluções
diferentes (1600x1080 e 1440x900) e por ser um laptop é impossível
deixar um ao lado do outro e imaginar um 'único monitor'.

Talvez em um micro de mesa (só é necessário uma placa de vídeo com duas
saídas, algo bem comum hoje) onde é possível alinhar 2 monitores sobre a
mesa, talvez o uso combinado traga mais vantagens que desvantagens.

No meu caso, o lcd do laptop vive desligado (via xrand) e só uso o
monitor externo.

O ubuntu 9.04 tem uma interface gráfica e intuitiva para o xrand que
permite ativar essa área ampliada por dois monitores.

[]s
emerson