[GUFSC] UFSC desiste do Linux e adota Windows 2000

wagners wagners em das.ufsc.br
Terça Maio 12 21:22:26 BRT 2009

(nota: a todos peço desculpas pela cópia explícita usando como
destinatário principal a lista. Porém acho importante aos que foram
«copiados» e que, sabidamente, não participam da mesma que acompanhem a
discussão corrente. Aproveitei e adicionei oportunamente (espero!) mais
pessoas à lista)

Para mim, fora da UFSC por mais de 1 ano (aos que não sabem, não estou em
Fpolis nem em SC no momento), é tudo muito estranho. Se não me engano, as
máquinas com Mandriva (vide e-mail original de Leonardo Meira) são
aquelas da Universia (ou outra iniciativa afim), estou certo? Lembro-me
igualmente nas minhas passagens pelo Labgrad que essas máquinas com
Mandriva eram muito visitadas, visto que se tratavam de computadores novos
e, suponho, com sistemas bem configurados. Pois, caso não o fossem «bem
apresentáveis», os usuários não se atravessariam para usá-los. Tal
como agora.

Não se explica a mim com razoabilidade que o sistema antes usado seja por
si mesmo o único culpado para essa «migração» inicial, que mais me
parece uma atitude localizada, impensada e paliativa; não um ação
orquestrada, ponderada e institucional. É intrigante: por que, ao pensar
em dar um novo passo, não continuar na mesma linha e atualizar a versão
do Mandriva (ou atualizar para outro sabor GNU/Linux) ao invés de tratar
de voltar no tempo e adotar um sistema que está obsoleto, é mais
inseguro, apresenta desempenho inferior (inclusive não deve escalar tão
bem para um ambiente com dezenas a centenas de clientes como o Labgrad),
etc., como o Windows 2000?

Prenúncio de mudança ou mero quebra-galho? Feito por inexperiência e
amadorismo ou por políticas acadêmicas desconhecidas por nós mesmos? Por
ora, prefiro não apontar dedos nem motivações exatas. Mas, se assim
persistir, representará uma mudança em forma de retrocesso para a imagem
dos serviços prestados pelo próprio Labgrad e, por extensão, pela UFSC
à sua comunidade. Ironicamente, poucos meses depois de um evento sobre
Software Livre e Código Aberto no âmbito da própria UFSC e no qual o
GUFSC esteve presente!

Faz-se necessário que se trabalhe em cima dessa situação a fim de tentar
contorná-la. Espero que representantes do GUFSC e outros interessados que
estão mais próximos da universidade se organizem, busquem informações e
esclarecimentos sobre o episódio em apenso. De minha parte, o que for
possível fazer para auxiliar, assim farei.

É isso,
Wagner.

http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=8898.msg49400#msg49400