[GUFSC] UFSC desiste do Linux e adota Windows 2000

João Felipe Santos joao.eel em gmail.com
Terça Maio 12 21:17:20 BRT 2009

Frequento com uma certa frequência o LabUFSC (inclusive, passei por lá
ontem) e várias das máquinas ainda estão rodando Mandriva. No entanto,
uma boa parte delas "virou" Windows 2000 do nada. E pelo que sei, a
maioria das máquinas tem recursos bons o bastante. No Mandriva às
vezes o acesso à recursos gerenciados pelo servidor era lento em
"horários de pico".

Realmente é preciso que exista um comprometimento da administração com
Software Livre, pois os alunos "sozinhos" não podem fazer muita coisa.
Seria interessante tentar mobilizar uma espécie de "programa de
treinamento", pois acredito que no caso do LabUFSC o tempo investido
em treinamento dos bolsistas deve ser pouco ou nenhum. Poderíamos
ajudar com material, mas seria necessário alguém com o tempo
disponível para treinar pelo menos um pequeno grupo. Aí, temos o
problema que o Mafra enunciou: é difícil encontrar alunos capacitados
com disponibilidade de tempo para tal coisa.

Alguém que trabalha no LabUFSC está nesta lista e pode nos informar
melhor o porque das decisões tomadas? Quem sabe com uma idéia melhor
do que ocorreu possamos sugerir uma solução mais apropriada.

[]'s
-- João