[GUFSC] Manipulação de textos

Carlos Rocha cticarlo em gmail.com
Terça Julho 28 17:55:58 BRT 2009

Eu nunca fiz a conversão diretamente, mas sei que o OpenOffice tem uma
ferramenta chamada Writer2Latex que converte arquivos no formato OpenOffice
para Latex. Talvez essa solução possa produzir resultados mais limpos. No
caso de código web, sei por experiência que o OpenOffice resolve bem o caso.

2009/7/28 Aguinaldo Silveira e Silva <aguinald em labspot.ufsc.br>

>   Usei um conversor para passar uma série de artigos
> de um co-autor, escritos em Word, para Latex.
> No entanto, o conversor
> introduz muito lixo no arquivo para reproduzir
> exatamente o layout do Word. Os comandos
> espúrios seguem padrões que se repetem.
>  Eu gostaria de escrever um script que tivesse como
> entrada o nome de um arquivo e fizesse a remoção de
> todos estes comandos desnecessários do arquivo.
>   A questão é: qual a ferramenta a usar?
> Sed, Awk ou Perl? Há alguma outra?
> Definida a ferramenta, onde existe um tutorial
> adequado que vá aos pontos essenciais para
> [...]

Carlos Rodrigues Rocha
(carlos em cti.furg.br, cticarlo em gmail.com)

Doutorando em Eng. Mecânica

Áreas de interesse: Robótica, Controle, Automação,
                   Linux, Java, C/C++, Banco de Dados,
                   Dispositivos móveis,
                   Educação Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina