[GUFSC] Cedilha

Antonio Carlos Ribeiro Nogueira nogueira em emc.ufsc.br
Quinta Fevereiro 26 09:33:13 BRT 2009

Agnaldo, tenho percebido que a cada lançamento que passa, está ficando
cada vez mais complicado utilizar o Mandriva, principalmente a partir do
2008. Muitos drivers estão vindo já embutidos no kernel e sem mesmo
estar sob módulo. E normalmente algumas webcam's e outros dispositivos
não funcionam. Aí você nevia mensagem para o Forum da Mandriva e eles
simplesmente ignoram. Podes ver sobre o driver gspcavl que atendia a
várias marcas de webcam. Outro problema também é com o som. Depois que
introduziram o tal de "pulse" (nem sei bem o que é isto, seria um
driver ?), o som simplesmente não funciona mais em alguns aplicativos
(como o skype, por exemplo). Por ests e por outras, vou experimentar
instalar o ubuntú intrepid em meu computador desktop lá de casa. Aliás,
comprei o ASUS 900 eeepc e ele vem com o xandros instalado. Cara,
funciona tudo e bem. Não vou mexedr em nada mais. E a instalação de
pacotes nele está muito boa também. Ou seja, a distribuição já veio
configurada pra o ASUS funcionar redondinho.
É uma pena que a Mandriva esteja se tornando tão complicada de se
configurar.

Saudações

Nogueira