[GUFSC] Cedilha

Aguinaldo Silveira e Silva aguinald em labspot.ufsc.br
Quarta Fevereiro 25 19:02:19 BRT 2009

Recentemente migrei para um novo micro com
Mandriva 2008. O teclado era abnt2 mas antes de usar
o micro mudei para um usa int.
   Ao usar o micro me deparei (novamente) com
o problema da cedilha. Em todos os programas,
inclusive terminais o c cedilha aparecia como c com crase.
   Ajustei a configuração do teclado (um Mtek modelo k292)
como int de 1005 teclas (?) e continou o problema.
   Varri a Internet e encontrei as soluções:
1. Alterar /etc/gtk-2.0/gtk.inmodules.lib
adicionando en nos locales na linha que aparece
cedilla.
    Sem resultado
2. Alterar /etc/X11/Xorg.conf com a informação
do teclado
   Parece-me que a configuração a partir da interface
gráfica já produziu a informação correta no arquivo
3. Alterar no /ect/profile as variáveis para os seguintes
valores
LANG=pt_BR
LC_ALL=pt_BR
LC_CTYPE=ISO-8859-15

   Esta última solução aparentemente funcionou
mas o Firefox e Thunderbird tem agora as barras
de menu em português (o sistema está configurado em
inglês)

  O pior é o problema de encoding no emacs. Antes de
chegar à situação atual editei um arquivo que agora
aparece com decodificação errada dos caracteres.
Uma alteração hoje no mesmo arquivo, já com a configuração
que estou usando foi decodificada corretamente. Mas tenho
receio que edição de arquivos gere problemas deste tipo
Não tive tempo de ler a documentação do EMACS a este
respeito, que é um labirinto.
  Qualquer informação é bem vinda.

Aguinaldo

--