[GUFSC] Proposta de palestras: Software livre e organização

Daniel Martins danielemc em gmail.com
Sexta Agosto 21 11:24:41 BRT 2009

Pessoal,

Não pude ir no último encontro mas pelo vi que do excelente relato
feito pelo Renan Noceti, a discussão flutuou mas não chegamos a uma
pauta de atividades.

Eu tenho duas sugestões de palestras:

   - FreeMind - organização com mapas mentais e aplicações em processos
     de orientação ( como faço para estruturar pesquisa e escrita de
     artigos, dissertações e tese usando o FreeMind).
     Referencia http://freemind.sourceforge.net/

   - Org-mode - sua vida em modo texto. Uma pacote de gerenciamento
     pessoal integrado a varias ferramentas de software livre. Em
     especial a sistemas de organização pessoal como GTD ou outros. Um
     pacote que me manteve dentro de "razoável sanidade mental" neste
     últimos 2 anos.
     Referencia Org-mode http://orgmode.org/
     Referencia GTD
http://members.optusnet.com.au/~charles57/GTD/orgmode.html

Condições minhas:

 - As palestras serão informais onde mostrarei  como eu uso atualmente

 - Só posso fazer uma palestra por semestre

 - Terá de ser de Outubro em diante

 - Farei apenas se tiver interesse do pessoal e

 - Caso seja de interesse, caso gostaria de saber qual seria o tema
   deste ano.

Comentários gerais

 - O relato das reuniões e palestras é MUITO IMPORTANTE. Talvez não
   seja muito prático de ser feito. Uma alternativa seria gravarmos em
   vídeo e depois colocarmos na pagina do softwarelivre ou mesmo no
   youtube. Eu por exemplo senti falta da palestra do Ricardo
   Grutzmacher sobre gnuplot um par de vezes.

 - Creio que as palestras em geral são mais mobilizadoras que que as
   reuniões. Apos as palestras podemos reunir os pessoal (espero um
   publico ampliado) para tomar as medidas administrativas

 - Ainda espero a palestra do Ronaldo Lages sobre egroupware. Creio
   que com uma palestra desta podemos propor alternativas concretas ao
   problema do Lotus Notes. Depois de uma palestra desta, quem sabe o
   Ronaldo poderia estruturar um empreendimento baseado em SL que
   proponha alternativas aos sistemas hoje usado em várias
   administrações públicas?

 - Com um calendário de palestras podemos usar a Agecom para divulgar
   amplamente estas atividades.

 - Aguinaldo: vi que voces colocaram o CIPEEL como uma atividade forma
   lde extensão da UFSC. Creio que nosso ciclo de palestras poderia seguir
   o mesmo processo. É sempre bom formalizar dentro da UFSC para marcar
posição.

 - Além da intimação ao Ronaldo :) queria saber de outros possíveis
   palestrantes este semestre.

Daniel