[GUFSC] Registro da última reunião

Wagner Saback Dantas wagners em das.ufsc.br
Sexta Agosto 7 12:47:48 BRT 2009

Renan Noceti escreveu:
> Pessoal,
>
> Em anexo (e em diversos formatos) encontra-se o meu registro da última reunião do GUFSC, em 27 de julho. Preferi não chamar "ata" pois constitui mais registros pessoais do que uma transcrição razoalvemente fiel das falas de cada um dos presentes. Leiam e modifiquem, discutam à vontade.

> [...]
Bom dia a todos,

Renan, obrigado por disponibilizar um registro da reunião. Alguém mais a
registrou? Pretendo adicioná-la à seção de reuniões no wiki do GUFSC,
exatamente em [1].

[1] http://www.softwarelivre.ufsc.br/tiki-index.php?page=Dia20090727

A propósito, atento a todos para o uso do wiki, ele é uma (senão a
maior) referência do grupo para o mundo e para o próprio GUFSC.  Por
isso, é fundamental mantê-lo ativo para tornar mais visíveis os
pensamentos e ações do grupo e para servir como marco referencial para
nós mesmos. Tal como a lista,  é uma ferramenta importantíssima que está
disponível porém, ao meu ver, é pouquíssimo usada. Talvez, seja o caso
de nos reeducarmos para o conceito de uma ferramenta Web de escrita
colaborativa e (ou) de mudarmos a própria ferramenta para outra ainda
dentro do conceito de atuação colaborativa, que é fundamental. Já deixo
aqui esta problemática como um tópico a ser refletido e debatido na
próxima reunião do grupo.

Sobre o registro de Renan em si, dois comentários:

(a) O que é o GUFSC?

Em [2], é possível ver uma descrição sumária a respeito do que é
(seria?) o GUFSC. Neste mesmo espaço, em minha opinião, nós devemos
responder ao conjunto de indagações suas, Renan, sobre quais são as
linhas de ação do grupo e as formas de participação dentro do grupo.
Deve-se listar também os trabalhos em andamento bem como os trabalhos já
finalizados com o propósitos de constituirmos uma *memória viva* do
grupo. Isto não significa que não devamos repensar se objetivos (missão)
do grupo descritos nesta página ainda correspondem à realidade atual do
GUFSC: ao contrário, se for necessário, teremos que redefinir qual é a
missão do GUFSC.

[2] http://www.softwarelivre.ufsc.br/tiki-index.php?page=QuemSomos

(b) Organização das ações do grupo.

Seguindo a idéia de reestruturarmos as linhas de ação do grupo, temos
que, definitivamente, associar projetos e atividades a pessoas.

Um princípio natural é de alguém (possivelmente muitos) apresentar uma
situação-problema (pegando a sua idéia, Renan) que abarque algum
interesse deste alguém e, ao longo de um processo que siga de alguma
forma os preceitos esboçados no registro de Renan, tratar de trabalhar
em cima daquele problema. Em algum momento do tempo passado,
realizávamos isso ainda que não com tamanha sistemática! Estas pessoas,
no todo ou na parte, não precisam estar ligadas ao GUFSC fortemente
(e.g., estarem localizadas dentro da UFSC). Podem ser colaboradores
oriundos de articulações com outros agentes de fora do GUFSC.

(c) Da linha de ação na SEPEX 2008.

Por fim, uma dica para uma oportunidade que está à nossa porta, a 8ª
SEPEX <http://www.sepex.ufsc.br>, de 21 a 24 de outubro de 2009. O GUFSC
já esteve presente neste evento em duas oportunidades através de dois
minicursos nas 4ª e 5ª SEPEX [3,4]. Tendo essas experiências e a
experiência recente de sucesso do Prof. Nogueira (eu estaria enganado?),
temos não só público-alvo como também recursos no grupo para mais uma
participação na SEPEX. Eu me prontifico para os trabalhos de um
minicurso, inclusive nos dias do evento, mas apenas se houver mais
pessoas (o ideal é a partir de 3 pessoas no total) dispostas a isto,
visto que tarefas para realizar tal minicurso não faltam. *Prazo final*
para inscrição do minicurso: 4 de setembro de 2009 (tem que ter o SIAPE
ou número de matrícula).

[3] http://www.sepex.ufsc.br/anais_4/minicursos/69.html
[4] http://www.sepex.ufsc.br/anais_5/minicursos/158.html

É isso,