[GUFSC] Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade - promoção do DCE....

Andre Duarte Bueno bueno em lenep.uenf.br
Quinta Maio 15 15:42:41 BRT 2008

Em Qui, 2008-05-15 às 11:09 -0300, Altamir Dias escreveu:
> Olá André,
>
> Tudo bem, por aí...
tudo jóia

A UENF é uma universidade nova, e aqui no LENEP - Laboratório de
Engenharia de Petróleo temos recebido muitos investimentos em
infra-estrutura para pesquisa. De forma que as instalações do LENEP são
ótimas.
Vale lembrar que mesmo tendo recursos para compra de Windows e afins,
temos uma política de preferência pelo Software Livre.
O que é colocado em prática com a disponibilização de ~50% das máquinas
com Fedora.
Escolhemos Fedora em função da compatibilidade com softwares específicos
da área de engenharia de petróleo que rodam em RedHat.

O clima de Rio das Ostras e Macaé é muito bom.
Como as cidades recebem dinheiro dos royalts do petróleo, tem muita
obra, Rio das Ostras esta ficando quase tão bonita quanto Floripa.

O povo é gente boa.

Vale a pena informar ainda que dentro de 2 meses devemos terminar a
reforma do LDSC um laboratório de desenvolvimento de software científico
para área de petróleo (simulação de escoamentos, geofísica, meios
porosos, reservatório, etc). Estamos desenvolvendo sistemas em C++ com
Qt (multiplataforma). Desenvolvidos no GNU/Linux e depois compilados no
Windows. De forma que temos vagas para programadores/analistas e
interessados em fazer mestrado/doutorado nesta área.
As inscrições estão abertas em:
https://www.lenep.uenf.br/HP/pos_graduacao/doc/Edital_2008_2_Semestre_LENEP-07-05-08.pdf

Como sei que alguns dos participantes do gufsc são alunos de computação
da UFSC, é importante dizer que alunos de cursos tradicionais de
ciências da computação e sistemas da informação, não costumam ter
experiência com programação em GNU/Linux ou multiplataforma. A maioria
conhece pouco C++. Aprendem um pouco de pascal e o resto em Java e
linguagens da internet, como PHP.
Do meu ponto de vista (área científica e de engenharia) precisamos de
bons programadores, com experiência em sistemas multiplataforma,
conheçam bem UML/OOP, e linguagens científicas como C/C++. Além de
bibliotecas numérico computacionais de alto desempenho.

Gostaria ainda de informar os gerentes do gufsc que todo
material do site
https://www.lenep.uenf.br/~bueno/SoftwareLivre/
pode ser disponibilizado no site do GUFSC.

Abraços
André