[GUFSC] redes mesh

Paulo Manoel Mafra mafra em das.ufsc.br
Sexta Dezembro 5 15:42:36 BRST 2008

Vale lembrar que a seguranca nao se restringe apenas a privacidade. Um
problema serio nas redes mesh e' a disponibilidade. Se alguns nós da
rede fizerem um DoS podem comprometer a disponibilidade da rede ou de
parte dela. Um simples computador rodando windows com virus ja causaria
um estrago tremendo. Outro problema e' com relacao aos equipamentos usados.
Muitos equipamentos wireless 802.11g que existem na UFSC vivem travando
quando o numero de conexoes aumenta um pouco. Experimentem conectar
alguns notebooks em um mesmo AP e rodar um *mule da vida.

Resumindo, na teoria tudo funciona bem, mas na pratica o negocio se
complica.