[GUFSC] redes mesh

Paulo Manoel Mafra mafra em das.ufsc.br
Sexta Dezembro 5 10:12:42 BRST 2008

On Thu, Dec 04, 2008 at 11:03:30AM -0200, Pa??lo de Souza Geyer wrote:
* Bom dia pessoal,
*
* queria saber se o pessoal da UFSC está por dentro das redes MESH, e se há
* algum plano de implementar uma tecnologia destas na universidade. Acho que
* seria uma ótima idéia, sendo que a rede de alcance da UFSC iria ser muito
* maior, e quem sabe fornecer acesso aos universitários que moram aos
* arredores. Além de cortar custos com infra-estrutura de rede.
*
* Uma tecnologia para redes mesh que eu acho interessante, é a OLSR (
* http://www.olsr.org/)
* Existe algo do tipo da UFSC?

Oi Paulo, acho que pelo menos por enquanto isso ainda nao deve ser
implementado aqui na UFSC. Pelo que eu sei, sao poucos equipamentos
wireless que tem suporte a 802.11s. Outro problema e' com relacao a
seguranca dessas redes, uma vez que cada no' da rede deve participar do
roteamento. Se voce nao tem seguranca garantida se comunicando
diretamente com um AP, como tera passando por diversos equipamentos ?
Existem muitos estudos para melhorar essa situacao e penso que no futuro
sera viavel sim implantar esse tipo de rede na UFSC.

Paulo Manoel Mafra
Grupo de Computacao Segura e Confiavel - GCSEG
Departamento de Automacao e Sistemas
Universidade Federal de Santa Catarina
"Vitam Impendere Vero"