[GUFSC] [Fwd: uma ajuda]

João Felipe Santos joao.eel em gmail.com
Quarta Dezembro 3 10:16:49 BRST 2008

2008/12/3 Rodrigo V. Raimundo <spyro em das.ufsc.br>:
> Acho que tudo isso vai contra os principios do software livre.
> O Adobe Distiller tem tudo isso, e creio que só o Adobe Reader respeite
> (as flags).
> Sempre que algum colega tem esse "tipo de problema" com arquivos pdf no
> Windows, recomendo instalar o leitor FoxIt que não respeita flags bobas
> do tipo: "não imprima" "não copie"
> No linux nenhum leitor FOSS segue essas flags também (xpdf, kpdf, evince...)

Só pra acrescentar à discussão, e infelizmente não respondendo à
questão do prof. Altamir, na verdade os leitores de software livre
infelizmente já contam com suporte à esse tipo de DRM em PDF. Afirmo
isso porque testei todos os leitores citados acima e eles exibiam uma
mensagem de que o arquivo estava protegido contra cópia. Na verdade,
até é possível copiar mas você só copia imagens, e não texto. Como já
foi dito anteriormente, há maneiras de contornar isso...

-- João