[GUFSC] software livre e criptografia

Daniel Martins danielemc em gmail.com
Quarta Dezembro 3 10:09:20 BRST 2008

Para o problema do Altamir recomendo o pdftk

do manual dele

EXAMPLES
       Decrypt a PDF
         pdftk secured.pdf input_pw foopass output unsecured.pdf

       Encrypt a PDF using 128-bit strength (the default), withhold  all
perâ€
       missions (the default)
         pdftk 1.pdf output 1.128.pdf owner_pw foopass

       Same as above, except password 'baz' must also be used to  open
output
       PDF
         pdftk 1.pdf output 1.128.pdf owner_pw foo user_pw baz

       Same as above, except printing is allowed (once the PDF is open)
         pdftk 1.pdf output 1.128.pdf owner_pw foo user_pw baz allow
printing

Se for colocada uma senha de leitura creio que os outros leitores nao
poderao abrir sem a senha

Com relação a isto ser contra "os principios do software livre", discordo
radicalmente. Software livre não quer dizer que você é obrigado a fazer tudo
e disponibilizar tudo a toda a hora. Seguindo este raciocínio, serviços
sigilosos ou de segurança não poderiam ser feitos com software livre e o
são!

Pelo contrário, software livre é a favor da privacidade e criptografia é uma
das chaves da privacidade.

Software livre não é contra a propriedade intelectual, não é contra direito
autoral, é apenas a favor de uma via alternativa de trabalho colaborativo.
Um escritor moderno que eu gosto muito Neal Stephenson, alardeia para todos
que todos os seus imensos livros foram escritos no Emacs (editor que tb uso
direto). Isto não quer dizer que seus livros sejam de dominio público. (De
passagem recomendo Cryptonomicon).

Software livre não é contra patentes também, apenas contra a aberração
decorrida das "patentes de software". Isto por que as  "patentes de
software" são um subterfúgio que pode levar a aprisionar tipos de
conhecimentos que o próprio Tratado de Paris, que instituiu uma
universalidade das patentes no sec 19, já havia se manifestado contrário.

Se existem ativistas de software livre que são contra toda e qualquer
propriedade intelectual isto é uma questão de liberdade de pensamento.
Alguns são vegetarianos também, mas não podem me impedir de comer carne.

Daniel