[GUFSC] PC ligado a noite?

Aguinaldo Silveira e Silva aguinald em labspot.ufsc.br
Quarta Março 21 10:56:49 BRT 2007

Mesmo a geração hidráulica tem grande impacto no
meio ambiente quando da construção de grandes
reservatórios.
  Há algumas boas e más notícias. Boas notícias:
fontes alternativas como eólicas tem começado a
aparecer no nosso sistema embora ainda
caras. Pequenas centrais
hidrelétricas tem impacto pequeno e estão
aparecendo em grande número inclusive aqui em SC.
  Não tão boas notícias: geração a gás natural
ou biomassa vai ser uma componente importante na nossa matriz energética
através de turbinas a gás inclusive micro-turbinas. Embora
muito menos poluentes que térmicas a carvão ainda assim
há impacto no meio. Energia nuclear passa a ser considerada
novamente e embora apresentando vantagens com relação
ao efeito estufa geram uma enorme quantidade de lixo nuclear.
   A conservação de energia é cada vez mais importante,
através de uso racional e equipamentos com
alto rendimento.

Aguinaldo