[GUFSC] permissão de escrita em HD externo

Emílio Wuerges wuerges em gmail.com
Sexta Junho 8 17:35:07 BRT 2007

Concordo com tudo que voce falou, principalmente com o fato de realmente o
ifs _nao_ e' software livre - seu maior problema.

Entretanto, no meu caso e no casos de muitos, e' uma solucao muito melhor q
as que voce apontou.
Tenho um /home grande, de 100gb, com todo tipo de arquivo multimedia, que
gosto de acessar  quando _muito raramente_ booto meu micro no windows.

Para mim, usuario de linux 99% do tempo, cada byte a mais numa particao
windows e' disperdicio, por esse motivo, abomino o uso do fat e do ntfs.

Quanto a seguranca, nao e' preocupacao, porque uso no meu micro pessoal. Se
alguem robar meu computador, nao precisa nem usar o windows pra roubar meus
dados.
O risco de perda de dados foi apontado no meu primeiro e-mail.

O desenvolvimento do ext2 IFS esta pronto faz alguns anos. Tao pronto quanto
o do ext2. Apenas nao foi tao testado.
Somente pela natureza de ser ext2 supera o fat em qualquer maneira.
Caso aconteca qualquer erro, tenho ferramentas como ext2fsk pra me ajudar. E
se acontecer algum erro no fat - porque acontece: basta desligar o micro com
a particao montada.

Porisso, para simples troca de dados, o NTFS e' melhor.
Para utilizar _realmente sua particao_, o ext3 no kernel do linux e'
indiscutivelmente melhor.
E para acessar muito raramente algum arquivo do linux, no windows, o ext2
IFS e' melhor.

^_^
Emilio