[GUFSC] permissão de escrita em HD externo

Charles Alberton Herdt charles em das.ufsc.br
Segunda Junho 4 20:33:20 BRT 2007

Robinson

 Se teu Ubuntu for o Feisty, o driver ntfs-3g já está disponível nos
repositórios. Não tenho certeza se isso se aplica a versões mais antigas.
 Podes instalar esse driver com o comando:

 sudo apt-get install ntfs-3g

 Para que o automount, componente que monta automaticamente volumes plugados
na USB, utilize o driver ntfs-3g, podes também instalar o pacote ntfs-config

 sudo apt-get install ntfs-config

 ou colocando os dois no mesmo comando

 sudo apt-get install ntfs-3g ntfs-config

 Uma vez que os componentes forem instalados, no menu Applications
(Aplicações), System Tools (Ferramentas de Sistema), escolha o aplicativo
NTFS Configuration Tool (não sei se esta está traduzida na versão em
português, mas não deves ter problemas em encontrá-la).
 O aplicativo é muito simples, consistindo apenas de duas check-boxes te
permitindo habilitar a escrita em volumes ntfs para dispositivos internos e
externos, e dependendo de como habilitares as opções, ele já realiza as
mudanças necessárias no sistema para que possas gravar nos volumes NTFS
quando forem montados automaticamente.
 Se habilitares também para escrita em dispositivos internos, poderás também
escrever na tua partição windows. Fique atento porém que o ntfs-3g não
permitirá que se monte um sistema de arquivos já montado, portanto se
desligares teu windows no modo de hibernação, não conseguirás montar a
partição windows com esse driver (aí podes ainda recorrer à montagem manual
do volume com o driver nomal ntfs) para acessar o volume no modo somente
leitura. Se mandares desligar o windows propriamente (sem mandar hibernar),
consegues montar a partição com acesso de leitura e escrita.

 Charles