[GUFSC] GNU/Linux no LabGrad

Adriano Winter Bess awbess em gmail.com
Terça Março 21 22:03:41 BRT 2006

On Tue, Mar 21, 2006 at 06:06:28PM -0300, Gleidson Echeli Leopoldo wrote:
> É o mesmo do CAGR que tu usa pra fazer matrícula =)

Pois é, este era o original, mas acho que mudei a senha há muito tempo atrás.
Vou ter que ver com o pessoal da administração.

> [...]
> também estão instalados, juntamente com o IceWM que nosso colega Rodrigo
> citou.
>
> A questão que tentei colocar é não colocar um fluxbox pra obter melhor
> desempenho das máquinas. Mas também não precisavam apelar colocando tudo
> que sem tem direito e mais um pouco. Só pra citar como exemplo, tem 4
> leitores de PDF instalados: KDPF, Evince, XPDF e AcrobatReader. Acho que
> não precisa disso tudo. Deveriam simplesmente deixar o KDE (mais alá
> Windows pra não se estranhar tanto) e enxugar um pouco ele pra não

No meu entender, assumindo que a máquina possui um disco rígido razoável
(quaisquer 10Gb seriam suficientes), ter mais ou menos programas não torna um
sistema "pesado". O que importa são a quantidade de processos rodando
"simultaneamente" e também as dependências que estes processos possuem de outras
bibliotecas. Por exemplo, se você estiver rodando _apenas_ o painel do Gnome,
vai acabar de qualquer forma com uma infinidade de bibliotecas (gdk, glib, gtk,
gnome, gnomeui, bonobo, etc.) carregadas em memória que vão esgotar os recursos
da máquina. Somando a isto uma infinidade de processos que são disparados pelo
ambiente, a coisa começa a ficar realmente "pesada"...

Abraços,
Adriano
--
Adriano Winter Bess