[GUFSC] GNU/Linux no LabGrad

Dennis Jensen Jr jensen em inf.ufsc.br
Terça Março 21 22:32:42 BRT 2006

No FISL 6.0 apresentaram um caso no qual Linux servia (+-) 164 usuários
em uma empresa. Horário comercial. Produção de escritório.
A máquina era um Dual Xeon com 4 GB de ram. O cálculo deles era algo
como 32 MB de RAM por usuário conectado.
O total de processamento era (2 * 2 =) 4 Ghz.

Mas... as coisas são bem mais simples e exigem menos recursos do que um
Dual Xeon, ou sequer um Opteron (que eu acho muito bonito, mas
deficiente em custo/benefício).
Podemos usar 01 AMD64 X2 (dois núcleos) com 4 GB de RAM para cada 100
users.
Assim deve sobrar recursos e seria possível até mesmo turmas pequenas
realizarem aulas de programação (teriamos que testar a questão da IDE
mais leve para o caso).

Teriamos dessa forma dois servidores parrudos, com a administração do
sistema bastante simplificada e livre de virus, spyware e danos
provocados por usuários inexperientes.
Não é uma solução exclusiva de FOSS, mas implementar isso em windows
seria muito mais caro e eu tenho sérias dúvidas em relação ao desempenho.
FreeBSD também seria uma boa alternativa, por ser bastante rápido.
Pessoalmente eu implementaria em Kubuntu por ser bem localizado (locale)
ou compilaria direto na máquina um Gentoo.
Linux parece mais viável do que *BSD por questões de disponibilidade de
software e suporte.

Nas máquinas clientes poderiamos rodar uma daquelas distribuições
especializadas em ser terminal burro.
Roda a partir de disquete ou cartão Compact Flash com adaptador IDE.

Agora é conseguir os recursos, convencer os cabeças-duras e colocar os
AMD64 X2 na frente do ar condicionado :-)

Saida pela esquerda,
Dennis.