[GUFSC] GNU/Linux no LabGrad

Dennis Jensen Jr jensen em inf.ufsc.br
Terça Março 21 17:58:36 BRT 2006

Certamente existem coisas mais leves do que o SuSE (SUSE como ficou depois
da 'mudança' no nome), mas estou rodando o mesmo em um PIII 1 Ghz / 256MB
RAM e não está tão ruim assim.

Eu teria colocado alguma customização do Debian, com coisas como hotplug e
um kernel recente.
Um gerenciador de janelas mais leve do que KDE ou Gnome seria uma ótima
economia de recursos.
Adicione um belo papel de parede eu um efeitozinho nos menus e você tem todo
o eyecandy de que precisa.

Mas... falando em máquinas lentas... se eu fosse mexer o meu traseiro para
implementar soluções na UFSC, colocaria um Dual Xeon com o máximo de RAM
aplicável (uns 4 GB para os dois processadores de 32 bits) e rodaria um
servidor para rdesktop. Kubuntu seria uma boa distribuição para isso, devido
ao seu alto nível de localização.
Dá pra rodar todas as máquinas do Labgrad em horário de pico nisso, desde
que ninguêm queira abrir o Netbeans 4.1 ou o Eclipse :)

Abraço,
Dennis.