[GUFSC] Licenças GPL e BSD

Leonardo Trentini Lang tlang em inf.ufsc.br
Quarta Março 8 18:00:59 BRT 2006

> O discurso "ser livre" ainda não foi alcançado em absoluto, creio. Como me
> disse um amigo, são dois pontos relativos: a liberdade do usuário e a
> liberdade do código em detrimento à liberdade do usuário. Penso que o
> primeiro caso, é a licença BSD; o segundo, a licença GNU GPL.

Isso me lembra que já vi esse problema em outros lugares também, inclusive com
a nomenclatura "liberdade positiva" [individual] x "liberdade negativa" [de
restringir a liberdade individual em favor do coletivo]. Por isso o uso da
palavra "liberdade" é duvidoso, quando há essa diferenciação em pauta.

Além disso, a palavra "liberdade", solta, remete quase que instantaneamente à
liberdade individual [inclusive no dicionário], que - como já mencionado -
não serve muito bem para a GPL como um todo.

> Arrisco a dizer que seria "liberdade coletiva", caso GNU GPL. A "liberdade
> individual", torno a arriscar, seria o que as licenças BSD apregoam.

Concordo.

O meu ponto era que, quando se fala de liberdade [individual, no caso], ao
contrário do que se diz, a BSD é que pode ser considerada "mais livre" que a
GPL. Mas isso que você trouxe é muito válido: quando o assunto é a
liberdade como um todo, há a liberdade coletiva a ser considerada - além do
foco delas ser diferente.

Arriscaria dizer que, neste caso, elas são tão livres uma como a outra, cada
uma com a sua visão e seus objetivos próprios.

E é isso.

--
Leonardo Lang AKA tlang em inf