[GUFSC] Saiu verba para o LabSec da UFSC

vladimir em inf.ufsc.br vladimir em inf.ufsc.br
Sexta Janeiro 27 23:28:33 BRST 2006

Na real, eu queria mesmo é startar este tipo de discussão. É lógico que os
LABs produzem  TCCs, monografias, dissertações e teses de ótima qualidade e
grande utilidade para os professores, alunos e para a comunidade acadêmica,
que inclusive alavancam a UFSC no meio acadêmico. Isso é inigável.
Quando falei em sectarismos, estava me referindo a este aspecto: uma
instituição olhando para o próprio umbigo, fechada em si mesma,
completamente dissociada do contexto social no qual está (ou deveria estar)
inserida.
Quando vejo que os principais protocolos da internet e a própria www sairam de
laboratórios de Berkeley, Ucla, MIT e que toda a humanidade está usufruindo
destes produtos, passo a me perguntar porque nossos laboratórios não podem
realizar algo de cunho acadêmico que não fique somente depositado nas
blibliotecas da BU e do CNPQ, mas que traga um real benefício para a sociedade
(seja em termos de conhecimento pago, de conhecimento gratuíto), que seja um
conhecimento difundido para além dos horizontes da comunidade acadêmica.
Como exemplo, cito a atuação da eng. de produção, que embora realizando
estudos financiados pela agroindústria - e gerando conhecimento "patenteado",
gerou produtos que viabilizaram milhares de empregos e um fortalecimento da
economia do Estado. Outro exemplo (este mais perto da filosofia de
conhecimento
livre), é o laboratório de Aquicultura que disponibilizou a tecnologia de
criação de ostras e mariscos para toda a comunidade de pescadores do Estado,
gerando empregos, complementação da renda familiar e pulverizando entre a
população a tecnologia desenvolvida academicamente.
Acho que  tua colocação "nunca conversamos muito sobre qual o tipo da licença
que gostaria de submeter o software" reflete bem este estado de
endomorfismo de
nossa produção acadêmica ao qual estou me referindo; mas, tomarmos
consciência de que temos que começar a pensar  sobre isso, já é o primeiro
passo.
Em todo caso, parabéns para o pessoal do LABSEC que conseguiu se inserir em um
projeto de ponta do ITI, o que não é pouca coisa.
[]s