[GUFSC] Saiu verba para o LabSec da UFSC

Gleidson Echeli Leopoldo gleidson em inf.ufsc.br
Quinta Janeiro 26 11:34:40 BRST 2006

> Acho que, dentro dos objetivos do GUFSC, deveria também haver uma
> preocupação (a nível de política), quanto à transparência e à usabilidade dos produtos
> gerados pelos LABS, afinal, eles são financiados pela coletividade e,
> que me lembre, não vi até agora um produto GPL produzido por tais LAboratórios.

Acho que tu citaste algo muito importante do ponto de vista político. É
verba pública, então acho que deveria existir um mínimo de bom senso e
colocar sob uma licença pública, e livre, tudo o que for produzido por
qualquer laboratório da universidade, não só pelos labs. do INE.

Não sei se isso rola ou não, mas acredito que sim, de laboratórios
criando coisas com dinheiro público e "ajuda" privada (não precisamos
dizer de quem né) e patenteando coisas ou pior, empresas privadas que
"ajudam" ficam com as patentes. Afinal, nada mais justo né. Quem ajudou
é que fica com a parte boa do negócio.

Acho que o que falta não só na parte de tecnologia (leia-se CTC), UFSC e
ensino brasileiro é discussões políticas em cima das coisas. Porque
daqui a pouco (se é que já não está) vai virar a coisa mais normal do
mundo usar dinheiro público e pagar uma viajem em família pra Patagônia. =)

No mais é isso.

--
Gleidson Echeli Leopoldo
Computação | UFSC